Escavação revela restos preservados de homens envoltos em cinzas vulcânicas

Arqueólogos da cidade romana de Pompéia recorreram a uma técnica centenária para conservar os corpos de dois homens recentemente desenterrados no antigo local, que foi engolido por cinzas vulcânicas do Monte Vesúvio em 79 D.C. Os homens, identificados como um rico proprietário de terras e seu escravo, foram descobertos durante escavações na Civita Giuliana, uma vila suburbana a noroeste de Pompéia.

“Uma vez analisados os ossos, o gesso foi derramado de acordo com a famosa técnica de fundição de gesso desenvolvida por Giuseppe Fiorelli, que inventou e experimentou o processo pela primeira vez em 1867”, disseram funcionários de Pompéia em um comunicado. A técnica envolve derramar gesso líquido nas cavidades deixadas pelos corpos, criando moldes da impressão nas cinzas. Também foram feitas varreduras a laser das cavidades do corpo como parte do processo de fundição.

Outras cavidades no local da escavação também foram preenchidas com gesso que “[quando] derramado, revelou a presença não das vítimas, mas de objetos que talvez tenham sido perdidos durante a fuga. A exploração manual desses vazios, e a forma revelada pelos moldes de gesso, revelou que eram montes de pano, com dobras grandes e pesadas”, dizem os funcionários.

Os restos esqueléticos dos homens estavam em uma passagem abaixo da vila. Ambos escaparam da erupção inicial em 24 de outubro de 79d, e foram mortos por uma explosão em 25 de outubro. “O fluxo que atingiu foi, no entanto, muito rápido e muito violento, derrubando os primeiros andares das casas e surpreendendo as vítimas enquanto tentavam escapar por alguns centímetros de cinzas, levando à sua morte. Neste caso, é provável que o fluxo piroclástico tenha inundado a sala através de várias aberturas, sepultando-as nas cinzas”, diz o comunicado de Pompéia.

Acredita-se que o jovem tenha entre 18 e 23 anos. “A presença de uma série de compressões vertebrais, incomuns em um jovem de sua idade, sugere que ele tinha realizado um trabalho manual duro. Ele poderia, portanto, ter sido um escravo”, dizem os funcionários. Acredita-se que a vítima mais velha tenha entre 30 e 40 anos. “Esta vítima usava roupas mais complexas em comparação à outra… uma túnica e manto”, acrescentam.

Massimo Osanna, diretor do Parque Arqueológico de Pompéia, disse em um vídeo emitido pelo Ministério da Cultura italiano que o achado foi “uma descoberta tocante de grande impacto emocional”. A escavação em Civita Giuliana continua enquanto o parque permanece fechado devido à pandemia de coronavírus; promotores da região de Torre Annunziata próxima acusaram um grupo de pessoas de roubar túmulos no local em 2017.

 

FONTE: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …