Pintura de Van Gogh é roubada durante quarentena

Ladrões aproveitaram a distração proporcionada pela situação de saúde pública para roubar uma pintura de Vincent van Gogh de um museu na Holanda. Sob o silêncio da escuridão, os bandidos atacaram o museu Singer Laren, que fica no leste de Amsterdã, e fugiram com O jardim do presbitério em Nuenen na primavera (1884) enquanto a instituição estava fechada ao público.

“Estou extremamente chateado por isso ter acontecido”, disse o diretor do museu, Jan Rudolph de Lorm, em entrevista coletiva na segunda-feira. “É um grande golpe. Isso é extremamente difícil, especialmente nesses tempos.”

A invasão no museu aconteceu nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, por volta das 3h15. Os ladrões quebraram uma grande porta de vidro na frente do museu para acessar o prédio. A polícia chegou ao local depois que o alarme do museu foi acionado, mas os autores haviam desaparecido, de acordo com um comunicado das autoridades locais.

Para piorar, a pintura nem pertence ao museu – foi emprestada pelo Museu Groninger, da Holanda, segundo a polícia. A obra de 1884 foi a única pintura de Van Gogh na coleção do Museu Groninger. Foi pintada quando Van Gogh estava morando em Neunen, onde seu pai era pastor, entre 1883 e 1885, e descreve as ruínas da igreja da vila, que o artista podia ver da casa de seu pai. (Por coincidência, a data do roubo também é o aniversário do artista: ele nasceu em 30 de março de 1853.)

“O Museu Groninger está chocado com a notícia”, afirmou o museu em comunicado. Um porta-voz se recusou a comentar mais, citando a investigação policial.

A polícia iniciou uma investigação criminal e está analisando imagens de segurança e interrogando os moradores locais. Eles também lançaram um apelo mais amplo por informações e estão solicitando imagens de segurança capturadas por outras câmeras da vizinhança. Laren é uma das cidades mais ricas da Holanda.

Não está claro se alguma outra coisa foi roubada da coleção de 3.000 peças da Singer Laren. O museu foi fundado em 1954 por Anna Singer, viúva do pintor americano William Singer, para exibir sua coleção. Inclui obras dos artistas holandeses Jan Toorop, Chris Beekman e Herman Kruyder, entre outros. A maioria dos museus holandeses foi fechada em 14 de março, em um esforço para preservar a saúde pública; o museu Singer Laren fica fechado até 1º de junho.

 

Compartilhar:
Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …

Notícias - 26/11/2021

Imagem da semana: Um espírito emerge de um depósito de lixo no Senegal

Outside Dakar, capital do Senegal, é um depósito de lixo com seu próprio nome: Mbeubeuss. O terreno onde fica situado foi …

Notícias - 26/11/2021

A moda esquisita de Helmut Newton - em imagens

As sessões inusitadas do fotógrafo para revistas como Vogue e Vanity Fair tiveram uma influência duradoura nas artes visuais – …

Notícias - 18/11/2021

Frida Kahlo bate recorde em leilão da Sotheby's

Três lágrimas escorrem pelo rosto de Kahlo, seu cabelo solto sobre os ombros, enquanto a imagem de seu marido, o …

Notícias - 18/11/2021

artistas se unem em projeto pela descriminalização do aborto

“Eu acho que a arte sintetiza uma maneira de falar as coisas que atinge o coração das pessoas de um …

Notícias - 17/11/2021

Revelado o comprador do Giacometti de US$ 78,4 milhões

O chinês Justin Sun, de 31 anos, bilionário em tecnologia e fundador da plataforma de criptomoeda TRON, anunciou-se como o …

Notícias - 17/11/2021

Casa Fiat de Cultura abre seleção para a Piccola Galleria

A Casa Fiat de Cultura está com inscrições abertas para o 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Artistas brasileiros …

Notícias - 17/11/2021

Artistas cubanos boicotam a Bienal de Havana

Antes da abertura da Bienal de Havana deste ano, artistas e ativistas cubanos estão fazendo um apelo veemente ao boicote …

Notícias - 12/11/2021

4ª Bienal recebe Maria Gadú e BNegão em ativação de obra

Um dos destaques da programação pública da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto são as …

Notícias - 12/11/2021

Galerias brasileiras marcam presença na Artissima XYZ e na Paris Photo

Os eventos de arte continuam em alta pelo mundo e a participação de galerias brasileiras nesse circuito internacional artístico ganha …