Pintura de Van Gogh é roubada durante quarentena

Ladrões aproveitaram a distração proporcionada pela situação de saúde pública para roubar uma pintura de Vincent van Gogh de um museu na Holanda. Sob o silêncio da escuridão, os bandidos atacaram o museu Singer Laren, que fica no leste de Amsterdã, e fugiram com O jardim do presbitério em Nuenen na primavera (1884) enquanto a instituição estava fechada ao público.

“Estou extremamente chateado por isso ter acontecido”, disse o diretor do museu, Jan Rudolph de Lorm, em entrevista coletiva na segunda-feira. “É um grande golpe. Isso é extremamente difícil, especialmente nesses tempos.”

A invasão no museu aconteceu nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, por volta das 3h15. Os ladrões quebraram uma grande porta de vidro na frente do museu para acessar o prédio. A polícia chegou ao local depois que o alarme do museu foi acionado, mas os autores haviam desaparecido, de acordo com um comunicado das autoridades locais.

Para piorar, a pintura nem pertence ao museu – foi emprestada pelo Museu Groninger, da Holanda, segundo a polícia. A obra de 1884 foi a única pintura de Van Gogh na coleção do Museu Groninger. Foi pintada quando Van Gogh estava morando em Neunen, onde seu pai era pastor, entre 1883 e 1885, e descreve as ruínas da igreja da vila, que o artista podia ver da casa de seu pai. (Por coincidência, a data do roubo também é o aniversário do artista: ele nasceu em 30 de março de 1853.)

“O Museu Groninger está chocado com a notícia”, afirmou o museu em comunicado. Um porta-voz se recusou a comentar mais, citando a investigação policial.

A polícia iniciou uma investigação criminal e está analisando imagens de segurança e interrogando os moradores locais. Eles também lançaram um apelo mais amplo por informações e estão solicitando imagens de segurança capturadas por outras câmeras da vizinhança. Laren é uma das cidades mais ricas da Holanda.

Não está claro se alguma outra coisa foi roubada da coleção de 3.000 peças da Singer Laren. O museu foi fundado em 1954 por Anna Singer, viúva do pintor americano William Singer, para exibir sua coleção. Inclui obras dos artistas holandeses Jan Toorop, Chris Beekman e Herman Kruyder, entre outros. A maioria dos museus holandeses foi fechada em 14 de março, em um esforço para preservar a saúde pública; o museu Singer Laren fica fechado até 1º de junho.

 

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …