Novo museu dedicado a Picasso e Giacometti será aberto em Pequim

Dois dos artistas mais famosos da Europa – Picasso e Giacometti – serão alvo de um novo museu inaugurado em Pequim em 2020.

O Museu Nacional Picasso de Paris e a Fundação Giacometti estão se unindo para gerenciar a nova instituição pelo menos nos primeiros cinco anos, de junho de 2020 a junho de 2025. (Depois disso, eles podem estender a parceria ou entregar o museu à administração chinesa). A instituição apresentará até quatro exposições por ano.

“Essa colaboração sem precedentes com a China faz parte de uma iniciativa de alcance internacional iniciada por essas duas grandes coleções francesas”, disseram os parceiros do projeto em comunicado. “Este projeto é uma oportunidade excepcional para apresentar dois dos maiores artistas do século 20 ao público chinês de forma sustentável”.

Um acordo de intenções foi assinado pela primeira vez durante o verão pelos dois museus franceses e pelo grupo Sevenstar, com sede em Pequim, que administra o espaço 798CubeProject de Pequim, um museu de arte projetado por Zhu Pei no 798 Art District de Pequim. Um contrato final foi assinado na presença do ministro da Cultura francês Franck Riester dia 5 de novembro.

“Este projeto colaborativo é único porque não é um projeto de exibição, mas um projeto de longo prazo”, disse Catherine Grenier, diretora da Fundação Giacometti. “É muito importante quando você cria uma amizade que dura. Permaneceremos unidos por um longo tempo. ”

A primeira exposição no novo museu será, sem surpresa, dedicada aos pesos pesados ​​do século 20. Um porta-voz da Fundação Giacometti diz que ainda é “primitivo” e não conseguiu sugerir o que será incluído na mostra inaugural, mas os dois museus realizaram uma exposição dedicada ao emparelhamento em 2016. Essa mostra incluiu mais de 200 obras de arte, incluindo o seminal de Picasso, Paul en Arlequin (1924) e Fiame qui marche (1932), de Giacometti.

Um homem fotografa Nude, Green Leaves and Bust (1932), de Pablo Picasso, ao lado de Grande tete de Alberto Giacometti em 2010 na Christie's de Nova York. Foto por Stan Honda / AFP via Getty Images.

Um homem fotografa Nude, Green Leaves and Bust (1932), de Pablo Picasso , ao lado de Grande tete de Alberto Giacometti em 2010 na Christie’s de Nova York. Foto por Stan Honda / AFP via Getty Images.

A mostra de 2016 também revelou um novo e importante corpo de pesquisa, revelando uma relação desconhecida entre os dois artistas, que se conheceram no início da década de 1930 e, apesar de terem 20 anos de diferença de idade, formaram um forte vínculo, escrevendo entre si frequentemente sobre seus criações artísticas e discutindo sobre o retorno do realismo após a Segunda Guerra Mundial.

“É a primeira vez que um museu nacional faz parceria com uma fundação privada para dar vida a esse projeto”, disse Laurent Le Bon, presidente do Museu Nacional Picasso, em comunicado durante o verão.

O projeto é obrigado a encontrar um público ansioso. A China é o terceiro maior mercado de arte do mundo, depois dos EUA e do Reino Unido, e houve um grande aumento no interesse por Picasso após a primeira grande retrospectiva do trabalho do artista no UCCA Center for Contemporary Art durante o verão, organizado em parceria com o Museu Picasso. A mostra atraiu cerca de 300.000 pessoas, tornando-a a mais frequentada nos 12 anos de história do museu.

O novo projeto Picasso-Giacometti também está longe de ser a única colaboração cultural franco-chinesa em andamento. Em outubro, o Museu Rodin revelou planos para abrir um posto avançado em Shenzhen e o projeto Centre Pompidou x West Bund em Xangai foi inaugurado pelo presidente francês Emmanuel Macron no início desta semana.

Compartilhar:
De Arte a Z - 06/12/2019

MASP dedicará 2020 às histórias da dança

Todos os anos, o MASP organiza a sua programação em torno de “histórias”, noção que abarca histórias reais, fictícias, relatos …

De Arte a Z - 05/12/2019

Mostra de arte feminista é censurada e diretora de museu renuncia

Uma exposição de arte feminista no Museu Nacional de Belas Artes de Bishkek, Quirguistão, foi censurada pelo governo e resultou …

De Arte a Z - 05/12/2019

Será possível restaurar pintura milionária de De Kooning encontrada depois de 30 anos?

Após 30 anos, uma pintura roubada do expressionista abstrato Willem de Kooning ressurgiu na propriedade de um casal do Novo …

De Arte a Z - 05/12/2019

Em Madri, instalação provoca cúpula de mudança climática

Comemorando o início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP25), uma bandeira voa na frente do Museo Tyssen-Bornemisza …

De Arte a Z - 05/12/2019

Banana na parede com fita adesiva: o novo trabalho de Cattelan (de US$ 120 mil)

Maurizio Cattelan, o camaleão e, para dizer o mínimo, original, o artista italiano mais bem pago no mundo, volta a …

De Arte a Z - 05/12/2019

Turner Prize será dividido entre todos os quatro indicados

Os quatro indicados ao Turner Prize 2019 compartilharão o prêmio deste ano depois de pedirem coletivamente aos juízes que não …

De Arte a Z - 13/11/2019

MASP recebe prêmio pela exposição "Histórias Indígenas"

O MASP foi contemplado, neste mês, com o Sotheby’s Prize 2019, prêmio que reconhece projetos de excelência curatorial e apoia …

De Arte a Z - 07/11/2019

4ª edição da Art Weekend agita São Paulo

O Art Weekend São Paulo celebra sua 4ª edição entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, com uma …

De Arte a Z - 07/11/2019

Parque de esculturas no Reino Unido fecha por problemas financeiros

Um dos principais parques de esculturas do Reino Unido fechou abruptamente. O Cass Sculpture, sem fins lucrativos, fundada há mais …

De Arte a Z - 07/11/2019

Artistas do Iraque são impedidos de entrar nos EUA para abertura de exposição

Neste fim de semana, o MoMA PS1, em Nova York, abriu o Theatre of Operations: The Gulf Wars, 1991–2011, uma …

De Arte a Z - 07/11/2019

Obra-prima de Bruegel é encontrada dividida em duas

A obra não se parecia muito com o trabalho de um velho mestre: um painel sujo quebrado limpo em dois, …

De Arte a Z - 05/11/2019

Inhotim inaugura novas obras e exposições

A partir do próximo sábado, dia 9/11, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, traz novidades ao público: a maior obra já …