Novo museu dedicado a Picasso e Giacometti será aberto em Pequim

Dois dos artistas mais famosos da Europa – Picasso e Giacometti – serão alvo de um novo museu inaugurado em Pequim em 2020.

O Museu Nacional Picasso de Paris e a Fundação Giacometti estão se unindo para gerenciar a nova instituição pelo menos nos primeiros cinco anos, de junho de 2020 a junho de 2025. (Depois disso, eles podem estender a parceria ou entregar o museu à administração chinesa). A instituição apresentará até quatro exposições por ano.

“Essa colaboração sem precedentes com a China faz parte de uma iniciativa de alcance internacional iniciada por essas duas grandes coleções francesas”, disseram os parceiros do projeto em comunicado. “Este projeto é uma oportunidade excepcional para apresentar dois dos maiores artistas do século 20 ao público chinês de forma sustentável”.

Um acordo de intenções foi assinado pela primeira vez durante o verão pelos dois museus franceses e pelo grupo Sevenstar, com sede em Pequim, que administra o espaço 798CubeProject de Pequim, um museu de arte projetado por Zhu Pei no 798 Art District de Pequim. Um contrato final foi assinado na presença do ministro da Cultura francês Franck Riester dia 5 de novembro.

“Este projeto colaborativo é único porque não é um projeto de exibição, mas um projeto de longo prazo”, disse Catherine Grenier, diretora da Fundação Giacometti. “É muito importante quando você cria uma amizade que dura. Permaneceremos unidos por um longo tempo. ”

A primeira exposição no novo museu será, sem surpresa, dedicada aos pesos pesados ​​do século 20. Um porta-voz da Fundação Giacometti diz que ainda é “primitivo” e não conseguiu sugerir o que será incluído na mostra inaugural, mas os dois museus realizaram uma exposição dedicada ao emparelhamento em 2016. Essa mostra incluiu mais de 200 obras de arte, incluindo o seminal de Picasso, Paul en Arlequin (1924) e Fiame qui marche (1932), de Giacometti.

Um homem fotografa Nude, Green Leaves and Bust (1932), de Pablo Picasso, ao lado de Grande tete de Alberto Giacometti em 2010 na Christie's de Nova York. Foto por Stan Honda / AFP via Getty Images.

Um homem fotografa Nude, Green Leaves and Bust (1932), de Pablo Picasso , ao lado de Grande tete de Alberto Giacometti em 2010 na Christie’s de Nova York. Foto por Stan Honda / AFP via Getty Images.

A mostra de 2016 também revelou um novo e importante corpo de pesquisa, revelando uma relação desconhecida entre os dois artistas, que se conheceram no início da década de 1930 e, apesar de terem 20 anos de diferença de idade, formaram um forte vínculo, escrevendo entre si frequentemente sobre seus criações artísticas e discutindo sobre o retorno do realismo após a Segunda Guerra Mundial.

“É a primeira vez que um museu nacional faz parceria com uma fundação privada para dar vida a esse projeto”, disse Laurent Le Bon, presidente do Museu Nacional Picasso, em comunicado durante o verão.

O projeto é obrigado a encontrar um público ansioso. A China é o terceiro maior mercado de arte do mundo, depois dos EUA e do Reino Unido, e houve um grande aumento no interesse por Picasso após a primeira grande retrospectiva do trabalho do artista no UCCA Center for Contemporary Art durante o verão, organizado em parceria com o Museu Picasso. A mostra atraiu cerca de 300.000 pessoas, tornando-a a mais frequentada nos 12 anos de história do museu.

O novo projeto Picasso-Giacometti também está longe de ser a única colaboração cultural franco-chinesa em andamento. Em outubro, o Museu Rodin revelou planos para abrir um posto avançado em Shenzhen e o projeto Centre Pompidou x West Bund em Xangai foi inaugurado pelo presidente francês Emmanuel Macron no início desta semana.

Compartilhar:
Notícias - 27/01/2021

Exposição de Luiz Zerbini em Londres ganha tour virtual

Justapondo formas orgânicas e geométricas, as pinturas de Luiz Zerbini exploram a relação entre cor, luz e movimento. Inspirada nas …

Notícias - 27/01/2021

Lixo do Monte Everest transformado em arte?

O Monte Everest é talvez mais conhecido por alguns dos números surpreendentes associados a ele. Ele se eleva quase 30.000 …

Notícias - 26/01/2021

Christal Galeria inaugura em Recife

A Christal Galeria, novo espaço cultural do Recife, abrirá ao público no dia 28 de fevereiro, no bairro do Pina, …

Notícias - 22/01/2021

Em sincronia ao aniversário de SP, artista resgata história do bairro da Liberdade

Liberdade. Liberdade. Liberdade. Essas foram as palavras proferidas por uma multidão de pessoas pretas ao verem a corda que enforcava …

Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …