Novo museu dedicado a Picasso e Giacometti será aberto em Pequim

Dois dos artistas mais famosos da Europa – Picasso e Giacometti – serão alvo de um novo museu inaugurado em Pequim em 2020.

O Museu Nacional Picasso de Paris e a Fundação Giacometti estão se unindo para gerenciar a nova instituição pelo menos nos primeiros cinco anos, de junho de 2020 a junho de 2025. (Depois disso, eles podem estender a parceria ou entregar o museu à administração chinesa). A instituição apresentará até quatro exposições por ano.

“Essa colaboração sem precedentes com a China faz parte de uma iniciativa de alcance internacional iniciada por essas duas grandes coleções francesas”, disseram os parceiros do projeto em comunicado. “Este projeto é uma oportunidade excepcional para apresentar dois dos maiores artistas do século 20 ao público chinês de forma sustentável”.

Um acordo de intenções foi assinado pela primeira vez durante o verão pelos dois museus franceses e pelo grupo Sevenstar, com sede em Pequim, que administra o espaço 798CubeProject de Pequim, um museu de arte projetado por Zhu Pei no 798 Art District de Pequim. Um contrato final foi assinado na presença do ministro da Cultura francês Franck Riester dia 5 de novembro.

“Este projeto colaborativo é único porque não é um projeto de exibição, mas um projeto de longo prazo”, disse Catherine Grenier, diretora da Fundação Giacometti. “É muito importante quando você cria uma amizade que dura. Permaneceremos unidos por um longo tempo. ”

A primeira exposição no novo museu será, sem surpresa, dedicada aos pesos pesados ​​do século 20. Um porta-voz da Fundação Giacometti diz que ainda é “primitivo” e não conseguiu sugerir o que será incluído na mostra inaugural, mas os dois museus realizaram uma exposição dedicada ao emparelhamento em 2016. Essa mostra incluiu mais de 200 obras de arte, incluindo o seminal de Picasso, Paul en Arlequin (1924) e Fiame qui marche (1932), de Giacometti.

Um homem fotografa Nude, Green Leaves and Bust (1932), de Pablo Picasso, ao lado de Grande tete de Alberto Giacometti em 2010 na Christie's de Nova York. Foto por Stan Honda / AFP via Getty Images.

Um homem fotografa Nude, Green Leaves and Bust (1932), de Pablo Picasso , ao lado de Grande tete de Alberto Giacometti em 2010 na Christie’s de Nova York. Foto por Stan Honda / AFP via Getty Images.

A mostra de 2016 também revelou um novo e importante corpo de pesquisa, revelando uma relação desconhecida entre os dois artistas, que se conheceram no início da década de 1930 e, apesar de terem 20 anos de diferença de idade, formaram um forte vínculo, escrevendo entre si frequentemente sobre seus criações artísticas e discutindo sobre o retorno do realismo após a Segunda Guerra Mundial.

“É a primeira vez que um museu nacional faz parceria com uma fundação privada para dar vida a esse projeto”, disse Laurent Le Bon, presidente do Museu Nacional Picasso, em comunicado durante o verão.

O projeto é obrigado a encontrar um público ansioso. A China é o terceiro maior mercado de arte do mundo, depois dos EUA e do Reino Unido, e houve um grande aumento no interesse por Picasso após a primeira grande retrospectiva do trabalho do artista no UCCA Center for Contemporary Art durante o verão, organizado em parceria com o Museu Picasso. A mostra atraiu cerca de 300.000 pessoas, tornando-a a mais frequentada nos 12 anos de história do museu.

O novo projeto Picasso-Giacometti também está longe de ser a única colaboração cultural franco-chinesa em andamento. Em outubro, o Museu Rodin revelou planos para abrir um posto avançado em Shenzhen e o projeto Centre Pompidou x West Bund em Xangai foi inaugurado pelo presidente francês Emmanuel Macron no início desta semana.

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …