Novo museu dedicado a Picasso e Giacometti será aberto em Pequim

Dois dos artistas mais famosos da Europa – Picasso e Giacometti – serão alvo de um novo museu inaugurado em Pequim em 2020.

O Museu Nacional Picasso de Paris e a Fundação Giacometti estão se unindo para gerenciar a nova instituição pelo menos nos primeiros cinco anos, de junho de 2020 a junho de 2025. (Depois disso, eles podem estender a parceria ou entregar o museu à administração chinesa). A instituição apresentará até quatro exposições por ano.

“Essa colaboração sem precedentes com a China faz parte de uma iniciativa de alcance internacional iniciada por essas duas grandes coleções francesas”, disseram os parceiros do projeto em comunicado. “Este projeto é uma oportunidade excepcional para apresentar dois dos maiores artistas do século 20 ao público chinês de forma sustentável”.

Um acordo de intenções foi assinado pela primeira vez durante o verão pelos dois museus franceses e pelo grupo Sevenstar, com sede em Pequim, que administra o espaço 798CubeProject de Pequim, um museu de arte projetado por Zhu Pei no 798 Art District de Pequim. Um contrato final foi assinado na presença do ministro da Cultura francês Franck Riester dia 5 de novembro.

“Este projeto colaborativo é único porque não é um projeto de exibição, mas um projeto de longo prazo”, disse Catherine Grenier, diretora da Fundação Giacometti. “É muito importante quando você cria uma amizade que dura. Permaneceremos unidos por um longo tempo. ”

A primeira exposição no novo museu será, sem surpresa, dedicada aos pesos pesados ​​do século 20. Um porta-voz da Fundação Giacometti diz que ainda é “primitivo” e não conseguiu sugerir o que será incluído na mostra inaugural, mas os dois museus realizaram uma exposição dedicada ao emparelhamento em 2016. Essa mostra incluiu mais de 200 obras de arte, incluindo o seminal de Picasso, Paul en Arlequin (1924) e Fiame qui marche (1932), de Giacometti.

Um homem fotografa Nude, Green Leaves and Bust (1932), de Pablo Picasso, ao lado de Grande tete de Alberto Giacometti em 2010 na Christie's de Nova York. Foto por Stan Honda / AFP via Getty Images.

Um homem fotografa Nude, Green Leaves and Bust (1932), de Pablo Picasso , ao lado de Grande tete de Alberto Giacometti em 2010 na Christie’s de Nova York. Foto por Stan Honda / AFP via Getty Images.

A mostra de 2016 também revelou um novo e importante corpo de pesquisa, revelando uma relação desconhecida entre os dois artistas, que se conheceram no início da década de 1930 e, apesar de terem 20 anos de diferença de idade, formaram um forte vínculo, escrevendo entre si frequentemente sobre seus criações artísticas e discutindo sobre o retorno do realismo após a Segunda Guerra Mundial.

“É a primeira vez que um museu nacional faz parceria com uma fundação privada para dar vida a esse projeto”, disse Laurent Le Bon, presidente do Museu Nacional Picasso, em comunicado durante o verão.

O projeto é obrigado a encontrar um público ansioso. A China é o terceiro maior mercado de arte do mundo, depois dos EUA e do Reino Unido, e houve um grande aumento no interesse por Picasso após a primeira grande retrospectiva do trabalho do artista no UCCA Center for Contemporary Art durante o verão, organizado em parceria com o Museu Picasso. A mostra atraiu cerca de 300.000 pessoas, tornando-a a mais frequentada nos 12 anos de história do museu.

O novo projeto Picasso-Giacometti também está longe de ser a única colaboração cultural franco-chinesa em andamento. Em outubro, o Museu Rodin revelou planos para abrir um posto avançado em Shenzhen e o projeto Centre Pompidou x West Bund em Xangai foi inaugurado pelo presidente francês Emmanuel Macron no início desta semana.

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …