Fotógrafo traz questão política com uma caminhada desafiadora entre a fronteira dos EUA e o México

Em janeiro, como um impasse sobre o financiamento do muro de fronteira do presidente Donald Trump no sul do país levou ao desligamento do governo, um cineasta e um caminhante de alto escalão tiveram uma ótima idéia. Eles criaram um plano para criar uma obra de arte dramática que ligaria os Estados Unidos e o México a uma linha de skyline no Rio Grande.

Enquanto os debates sobre os perigos percebidos da imigração ilegal aconteciam no Congresso, duas equipes de especialistas do México e dos EUA se reuniram no rio, remando a jusante cerca de 32 quilômetros na maravilhosa Caverna Santa Elena , com seus penhascos de 450m de altura. Lá, eles trabalharam juntos para montar uma linha alta a cerca de 150m no ar.

Dois homens atravessaram esta precária ponte de 90m de comprimento, Corbin Kunst, do lado do Texas, e o mexicano Jamie Maruffo, do lado mexicano.

O Rio Grande forma a fronteira EUA-México enquanto atravessa o Santa Elena Canyon, na região de Big Bend, no Texas. Foto de John Moore / Getty Images.

“Não sei se poderia haver um símbolo mais poderoso de conexão entre duas pessoas, entre duas terras, do que eu jamais poderia imaginar”, disse o cineasta Kylor Melton , que documentou a ocasião em seu filme The Imaginary Line. O curta de 11 minutos foi divulgado no YouTube.

Esta não é a primeira obra de arte a conectar os dois lados da fronteira para fazer uma observação política. No início deste verão, o estúdio de arquitetura Rael San Fratello transformou parte da cerca da fronteira em uma fileira de gangorra, permitindo que crianças de ambos os lados brincassem umas com as outras, em uma obra de arte temporária intitulada Teeter-Totter Wall. Ele rapidamente se tornou viral.

A ideia de um slackline ligando os dois países estava na mente de Kunst há anos, desde antes da posse de Trump. (Popularizado na década de 1980, o slacklining difere da corda bamba mais famosa, pois usa um comprimento de correias planas, em vez de um cabo de aço, permitindo que a linha salte.) “Eu vi uma foto do Santa Elena Canyon”, disse Kunst. “Eu sabia que seria perfeito para um slackline – é meio que gritar por um. E o fato de um lado ser o México e o outro os Estados Unidos, para poder literalmente conectar os países com uma ponte, por assim dizer, realmente me atraiu. ”

Quando o debate sobre o muro da fronteira começou a esquentar, ele decidiu ligar para Melton. Foi o cineasta que convenceu Kunst que agora era a hora de tornar esse sonho realidade. “Eu realmente queria que isso fosse uma obra de arte”, disse Kunst. “A arte é uma das maiores formas de resiliência e resistência e também inspiração para as pessoas.”

A dupla começou a trabalhar no planejamento da ação. Era crucial ter um representante de ambos os países seguindo o slackline e ter equipes de ambos os países manipulando a linha, ilustrando a oportunidade de conexão e colaboração, mesmo quando Trump insistia na necessidade de erguer barreiras.

“Penso em slacklining como um esporte de equipe”, explicou Kunst. “Você está literalmente confiando na sua equipe de rigging com a sua vida, então pensei que seria um símbolo realmente poderoso ter uma equipe mexicana e uma equipe americana construindo o slackline juntos”.

Assista ao filme a Linha Imaginária abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=dkG7koiNiq4&feature=player_embedded

 

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …