Fotógrafo traz questão política com uma caminhada desafiadora entre a fronteira dos EUA e o México

Em janeiro, como um impasse sobre o financiamento do muro de fronteira do presidente Donald Trump no sul do país levou ao desligamento do governo, um cineasta e um caminhante de alto escalão tiveram uma ótima idéia. Eles criaram um plano para criar uma obra de arte dramática que ligaria os Estados Unidos e o México a uma linha de skyline no Rio Grande.

Enquanto os debates sobre os perigos percebidos da imigração ilegal aconteciam no Congresso, duas equipes de especialistas do México e dos EUA se reuniram no rio, remando a jusante cerca de 32 quilômetros na maravilhosa Caverna Santa Elena , com seus penhascos de 450m de altura. Lá, eles trabalharam juntos para montar uma linha alta a cerca de 150m no ar.

Dois homens atravessaram esta precária ponte de 90m de comprimento, Corbin Kunst, do lado do Texas, e o mexicano Jamie Maruffo, do lado mexicano.

O Rio Grande forma a fronteira EUA-México enquanto atravessa o Santa Elena Canyon, na região de Big Bend, no Texas. Foto de John Moore / Getty Images.

“Não sei se poderia haver um símbolo mais poderoso de conexão entre duas pessoas, entre duas terras, do que eu jamais poderia imaginar”, disse o cineasta Kylor Melton , que documentou a ocasião em seu filme The Imaginary Line. O curta de 11 minutos foi divulgado no YouTube.

Esta não é a primeira obra de arte a conectar os dois lados da fronteira para fazer uma observação política. No início deste verão, o estúdio de arquitetura Rael San Fratello transformou parte da cerca da fronteira em uma fileira de gangorra, permitindo que crianças de ambos os lados brincassem umas com as outras, em uma obra de arte temporária intitulada Teeter-Totter Wall. Ele rapidamente se tornou viral.

A ideia de um slackline ligando os dois países estava na mente de Kunst há anos, desde antes da posse de Trump. (Popularizado na década de 1980, o slacklining difere da corda bamba mais famosa, pois usa um comprimento de correias planas, em vez de um cabo de aço, permitindo que a linha salte.) “Eu vi uma foto do Santa Elena Canyon”, disse Kunst. “Eu sabia que seria perfeito para um slackline – é meio que gritar por um. E o fato de um lado ser o México e o outro os Estados Unidos, para poder literalmente conectar os países com uma ponte, por assim dizer, realmente me atraiu. ”

Quando o debate sobre o muro da fronteira começou a esquentar, ele decidiu ligar para Melton. Foi o cineasta que convenceu Kunst que agora era a hora de tornar esse sonho realidade. “Eu realmente queria que isso fosse uma obra de arte”, disse Kunst. “A arte é uma das maiores formas de resiliência e resistência e também inspiração para as pessoas.”

A dupla começou a trabalhar no planejamento da ação. Era crucial ter um representante de ambos os países seguindo o slackline e ter equipes de ambos os países manipulando a linha, ilustrando a oportunidade de conexão e colaboração, mesmo quando Trump insistia na necessidade de erguer barreiras.

“Penso em slacklining como um esporte de equipe”, explicou Kunst. “Você está literalmente confiando na sua equipe de rigging com a sua vida, então pensei que seria um símbolo realmente poderoso ter uma equipe mexicana e uma equipe americana construindo o slackline juntos”.

Assista ao filme a Linha Imaginária abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=dkG7koiNiq4&feature=player_embedded

 

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …