Ai Weiwei cria retratos de lego de estudantes mexicanos desaparecidos

O artista chinês Ai Weiwei revelou uma série de retratos feitos com cerca de um milhão de blocos de Lego, retratando 43 estudantes mexicanos que foram sequestrados e aparentemente massacrados em 2014.

O artista dissidente, que foi detido pelo governo comunista da China em 2011, diz que ele fez a peça como um comentário sobre o caso dos estudantes, um crime não solucionado que provocou protestos internacionais e continua a assombrar o México.

“Esqueça ser um artista, eu sou um ser humano, assim como você, e se você ouvir alguém sendo ferido, você ouvirá que o garoto do seu vizinho não pode voltar, e quatro anos se passaram e o governo não pode chegar a um conclusão, que tipo de governo é esse? Em que tipo de sociedade estamos vivendo? ”Ele diz.
O trabalho, intitulado Reestabelecer Memorias, ou Restabelecimento de Memórias, faz parte do novo espetáculo da Ai no Museu Universitário de Arte Contemporânea da capital mexicana.

Os retratos coloridos e multicoloridos são exibidos acima de uma linha do tempo que narra o caso dos alunos desaparecidos. A linha do tempo começa em 26 de setembro de 2014, noite em que os manifestantes estudantis – que estavam matriculados no Ayotzinapa Rural Teachers ‘College, no estado sulista de Guerrero – foram atacados por policiais corruptos na cidade vizinha de Iguala.
Em seguida, ele salta para 27 de janeiro de 2015, o dia em que o promotor-chefe do caso apresentou a versão das autoridades, dizendo que os estudantes haviam sido entregues a traficantes de drogas, que os mataram e incineraram seus corpos em um depósito de lixo.

Então, chega-se a 6 de setembro de 2015, o dia em que uma equipe de especialistas internacionais independentes que estudou a suposta cena do crime disse que a versão oficial dos eventos era impossível.
Os especialistas, enviados pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, instaram as autoridades mexicanas a reabrir a investigação. Mas o governo na época disse considerar o caso encerrado e não renovou o mandato dos especialistas.

Ai Wewei, 63, diz que viu a Lego como um meio “democrático” para a peça.
“Todo mundo pode usá-lo, todo mundo o reconhece e você pode reconstruí-lo. É uma maneira tão eficiente e eu adoro a sensação de pixelada”, diz ele.

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …