O artista chinês Ai Weiwei revelou uma série de retratos feitos com cerca de um milhão de blocos de Lego, retratando 43 estudantes mexicanos que foram sequestrados e aparentemente massacrados em 2014.
O artista dissidente, que foi detido pelo governo comunista da China em 2011, diz que ele fez a peça como um comentário sobre o caso dos estudantes, um crime não solucionado que provocou protestos internacionais e continua a assombrar o México.
“Esqueça ser um artista, eu sou um ser humano, assim como você, e se você ouvir alguém sendo ferido, você ouvirá que o garoto do seu vizinho não pode voltar, e quatro anos se passaram e o governo não pode chegar a um conclusão, que tipo de governo é esse? Em que tipo de sociedade estamos vivendo? ”Ele diz.
O trabalho, intitulado Reestabelecer Memorias, ou Restabelecimento de Memórias, faz parte do novo espetáculo da Ai no Museu Universitário de Arte Contemporânea da capital mexicana.
Os retratos coloridos e multicoloridos são exibidos acima de uma linha do tempo que narra o caso dos alunos desaparecidos. A linha do tempo começa em 26 de setembro de 2014, noite em que os manifestantes estudantis – que estavam matriculados no Ayotzinapa Rural Teachers ‘College, no estado sulista de Guerrero – foram atacados por policiais corruptos na cidade vizinha de Iguala.
Em seguida, ele salta para 27 de janeiro de 2015, o dia em que o promotor-chefe do caso apresentou a versão das autoridades, dizendo que os estudantes haviam sido entregues a traficantes de drogas, que os mataram e incineraram seus corpos em um depósito de lixo.
Então, chega-se a 6 de setembro de 2015, o dia em que uma equipe de especialistas internacionais independentes que estudou a suposta cena do crime disse que a versão oficial dos eventos era impossível.
Os especialistas, enviados pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, instaram as autoridades mexicanas a reabrir a investigação. Mas o governo na época disse considerar o caso encerrado e não renovou o mandato dos especialistas.
Ai Wewei, 63, diz que viu a Lego como um meio “democrático” para a peça.
“Todo mundo pode usá-lo, todo mundo o reconhece e você pode reconstruí-lo. É uma maneira tão eficiente e eu adoro a sensação de pixelada”, diz ele.