20 anos após testemunhar a tragédia, Maurizio Cattelan apresenta memorial ao 11 de setembro

Blind, Maurizio Cattelan, 2021

Um imponente memorial aos ataques terroristas de 11 de setembro é o clímax da “dramaturgia em três atos” criada pelo artista italiano Maurizio Cattelan para uma sombria mostra solo que fará Milão. Intitulada Breath Ghosts Blind, após os três novos trabalhos que apresenta, a exposição abre em 15 de julho na fundação de arte contemporânea Pirelli HangarBicocca. Conhecido pelo humor absurdo de obras como Comedian (2019), a banana colada na parede e vendida por US $ 120.000 (em uma edição de três) na Art Basel Miami Beach, e America (2016), em Breath Ghosts Blind apresenta a preocupação do artista com “questões existenciais que afetam a todos nós, o ciclo da vida do nascimento à morte”, segundo Roberta Tenconi, a co-curadora da mostra com o diretor artístico do HangarBicocca, Vicente Todolí.

Breath, Maurizio Cattelan’s, 2021

A primeira exposição de Cattelan em seu país de origem desde que ele anunciou sua aposentadoria da arte em 2011 foi concebida especialmente para os cavernosos espaços industriais do HangarBicocca, uma antiga fábrica. Os visitantes encontram pela primeira vez Breath, que mostra um homem deitado em posição fetal ao lado de um cachorro, evocando nascimento e vulnerabilidade.

O próximo na jornada é Ghosts, uma nova versão da montagem de pombos taxidermizados de Cattelan, anteriormente exibida na Bienal de Veneza sob os títulos Turists em 1997 e Others em 2011. Com centenas de pássaros que parecem vivos empoleirados nas vigas e treliças escuras do Sala de exposições Navate, com 30 metros de altura, a obra lembra o filme de terror de Alfred Hitchcock, Os Pássaros, e sugere ideias de vigilância social.

Ghosts, Maurizio Cattelan, 2021

A exposição culmina com Blind, uma torre de resina preta cortada com a forma de um avião – a resposta de Cattelan aos ataques terroristas de 11 de setembro no World Trade Center em Nova York, 20 anos atrás. Embora a obra só tenha sido produzida este ano para a HangarBicocca, é “algo em que venho pensando há anos”, revela Cattelan em entrevista aos curadores do catálogo da mostra.

Residente de longa data em Nova York, o artista testemunhou a tragédia em primeira mão. “Eu estava em Nova York no dia 11 de setembro e me preparando para embarcar em um avião. Tive que caminhar para casa de LaGuardia, o que levou horas, e as coisas que vi ficaram comigo”, lembra Cattelan. “Essas cenas foram terríveis, apocalípticas, e ainda guardo a lembrança daquele trágico acontecimento que revelou toda a fragilidade da condição humana.”

Em 2017, Cattelan discutiu a ideia de uma obra monumental para relembrar o 11 de setembro com a então curadora-chefe do Museu Solomon R. Guggenheim de Nova York, Nancy Spector. Ela estava “hesitante na melhor das hipóteses”, diz ela em texto para o catálogo, porque a “noção de manifestar visualmente o trauma do 11 de setembro parecia muito emocionalmente carregada, talvez até tóxica, particularmente na cidade de Nova York apenas 16 anos após os ataques. Familiarizado com a controvérsia, Cattelan compreendeu os riscos de tal trabalho, mas sabia intuitivamente que precisava realizá-lo um dia nas circunstâncias certas. ”

Blind, Maurizio Cattelan, 2021

Na entrevista de catálogo com Todolí e Tenconi, a artista descreve Blind como “uma obra sobre a dor e sua dimensão social, que mostra a fragilidade de uma sociedade onde a solidão e o egoísmo estão em alta”. Ele também relaciona seu significado à pandemia Covid-19, que “tornou a morte visível novamente em nossas vidas”.

Questionado sobre a decisão de exibir uma obra inspirada em 11 de setembro pela primeira vez na Itália, Cattelan diz: “Certas imagens (e objetos) têm um poder simbólico incrível; eles estão tão carregados que assumem um significado mais amplo e se tornam evocativos de muitas coisas, não apenas daquele evento. E assim, alcançar uma certa distância, não apenas no espaço, mas no tempo, torna-se um passo necessário para lembrar. ”

Compartilhar:
Notícias - 23/09/2021

Paço das Artes abre inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022

Estão abertas as inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022, iniciativa do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura …

Notícias - 23/09/2021

Curta!On oferece documentários sobre artes visuais

Quem é apaixonado pelas artes visuais pode conhecer ou se aprofundar na vida, na obra e no processo criativo de …

Notícias - 22/09/2021

Arqueólogos descobrem arte em cavernas mais antiga do que as já registradas

Uma equipe de cientistas internacionais descobriu impressões antigas de mãos e pés que podem mudar nossa compreensão da arte rupestre …

Notícias - 22/09/2021

Edital seleciona artistas brasileiros para ilustrar relatório que será apresentado na ONU

Divulgar artistas brasileiros/as que abordam temas relacionados a direitos humanos em suas obras. Esse é o objetivo do edital Olhares …

Notícias - 22/09/2021

Trabalho póstumo de Christo e Jeanne-Claude é inaugurado em Paris

O sonho final, não realizado em vida, do artista Christo de “empacotar” o Arco do Triunfo em Paris finalmente se …

Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …