20 anos após testemunhar a tragédia, Maurizio Cattelan apresenta memorial ao 11 de setembro

Blind, Maurizio Cattelan, 2021

Um imponente memorial aos ataques terroristas de 11 de setembro é o clímax da “dramaturgia em três atos” criada pelo artista italiano Maurizio Cattelan para uma sombria mostra solo que fará Milão. Intitulada Breath Ghosts Blind, após os três novos trabalhos que apresenta, a exposição abre em 15 de julho na fundação de arte contemporânea Pirelli HangarBicocca. Conhecido pelo humor absurdo de obras como Comedian (2019), a banana colada na parede e vendida por US $ 120.000 (em uma edição de três) na Art Basel Miami Beach, e America (2016), em Breath Ghosts Blind apresenta a preocupação do artista com “questões existenciais que afetam a todos nós, o ciclo da vida do nascimento à morte”, segundo Roberta Tenconi, a co-curadora da mostra com o diretor artístico do HangarBicocca, Vicente Todolí.

Breath, Maurizio Cattelan’s, 2021

A primeira exposição de Cattelan em seu país de origem desde que ele anunciou sua aposentadoria da arte em 2011 foi concebida especialmente para os cavernosos espaços industriais do HangarBicocca, uma antiga fábrica. Os visitantes encontram pela primeira vez Breath, que mostra um homem deitado em posição fetal ao lado de um cachorro, evocando nascimento e vulnerabilidade.

O próximo na jornada é Ghosts, uma nova versão da montagem de pombos taxidermizados de Cattelan, anteriormente exibida na Bienal de Veneza sob os títulos Turists em 1997 e Others em 2011. Com centenas de pássaros que parecem vivos empoleirados nas vigas e treliças escuras do Sala de exposições Navate, com 30 metros de altura, a obra lembra o filme de terror de Alfred Hitchcock, Os Pássaros, e sugere ideias de vigilância social.

Ghosts, Maurizio Cattelan, 2021

A exposição culmina com Blind, uma torre de resina preta cortada com a forma de um avião – a resposta de Cattelan aos ataques terroristas de 11 de setembro no World Trade Center em Nova York, 20 anos atrás. Embora a obra só tenha sido produzida este ano para a HangarBicocca, é “algo em que venho pensando há anos”, revela Cattelan em entrevista aos curadores do catálogo da mostra.

Residente de longa data em Nova York, o artista testemunhou a tragédia em primeira mão. “Eu estava em Nova York no dia 11 de setembro e me preparando para embarcar em um avião. Tive que caminhar para casa de LaGuardia, o que levou horas, e as coisas que vi ficaram comigo”, lembra Cattelan. “Essas cenas foram terríveis, apocalípticas, e ainda guardo a lembrança daquele trágico acontecimento que revelou toda a fragilidade da condição humana.”

Em 2017, Cattelan discutiu a ideia de uma obra monumental para relembrar o 11 de setembro com a então curadora-chefe do Museu Solomon R. Guggenheim de Nova York, Nancy Spector. Ela estava “hesitante na melhor das hipóteses”, diz ela em texto para o catálogo, porque a “noção de manifestar visualmente o trauma do 11 de setembro parecia muito emocionalmente carregada, talvez até tóxica, particularmente na cidade de Nova York apenas 16 anos após os ataques. Familiarizado com a controvérsia, Cattelan compreendeu os riscos de tal trabalho, mas sabia intuitivamente que precisava realizá-lo um dia nas circunstâncias certas. ”

Blind, Maurizio Cattelan, 2021

Na entrevista de catálogo com Todolí e Tenconi, a artista descreve Blind como “uma obra sobre a dor e sua dimensão social, que mostra a fragilidade de uma sociedade onde a solidão e o egoísmo estão em alta”. Ele também relaciona seu significado à pandemia Covid-19, que “tornou a morte visível novamente em nossas vidas”.

Questionado sobre a decisão de exibir uma obra inspirada em 11 de setembro pela primeira vez na Itália, Cattelan diz: “Certas imagens (e objetos) têm um poder simbólico incrível; eles estão tão carregados que assumem um significado mais amplo e se tornam evocativos de muitas coisas, não apenas daquele evento. E assim, alcançar uma certa distância, não apenas no espaço, mas no tempo, torna-se um passo necessário para lembrar. ”

Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 22/07/2021

Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por …