POR SYLVIA CAROLINNE
Pouco tempo, muita confusão, grandes expectativas.
Que tal desfazer os nós?
Em 2020 junto com a pandemia, várias foram as iniciativas digitais que tomaram corpo, ganhando adeptos na velocidade necessária, face à situação. Apesar da minha formação em engenharia e do meu interesse pelo mundo dos hardwares, me sinto uma “dinossaura” quando o tema parte para as novas mídias digitais. Porém, não dá para seguir na ignorância, principalmente sendo do mundo da arte.
Termos como NFT, blockchain, contratos inteligentes, mintagem, criptomoedas e outros começaram a aparecer tanto quanto receita de bolos fofinhos. Atualmente, não estar a par do que significa esta terminologia te coloca, em algum momento, de lado nas conversas, sejam estas sobre finanças, moda, arte, etc.
Little time, much confusion, and big expectations.
How about we untie some knots?
In 2020, along with the pandemic, several digital initiatives took shape and gathered supporters in an accelerated pace, given the situation. Despite my engineering background and my interest in the hardware world, I feel like a “dinosaur” when it comes to new digital media. But it is impossible to live in ignorance, especially living in the art world.
New terminologies such as NFT, blockchain, smart contracts, minting and cryptocurrencies started popping up as much as fluffy cake recipes. Today, if you do not understand this terminology, you will be left out of conversations at some point, whether they are about finance, fashion, art, etc.
No meu caso, o que muito me chamou a atenção foram os contratos inteligentes. Apesar de já existirem desde 1994, só agora com as novas tecnologias, como a blockchain, foi possível tornar mais acessível a sua utilização.
Esse tipo de contrato garante que cada etapa do acordo seja cumprida por ambos os lados, uma vez que só se consegue registrá-lo tendo atendido a todos os requisitos, tais como os royalties, protegendo assim o direito de sequência ao artista, assunto que raramente é lembrado, apesar da legislação.
Quanto às NFT’s, que eu vejo como um colecionável, que também pode ser uma obra de arte e, outra questão relevante, nestas operações ainda não há tributação pelo IR, enquanto estiverem em ambiente cripto.
In my case, what really caught my attention were smart contracts. Although they have been around since 1994, only now new technologies, such as blockchain, made them more accessible.
This type of contract guarantees that each stage of the agreement is fulfilled by both parts, since it is only possible to register it after having met all requirements, such as royalties. This allows for the protection of the artist’s resale rights, a subject that is rarely remembered, despite the legislation.
As for NFT’s, I see them as collectibles, which can also be a work of art. And NFT operations are not taxed, as they exist only in the crypto environment.
Em vários setores e com diversos focos encontramos novo formato de empresa, as DAO – Organização Autônoma Disruptiva, como por exemplo a EVE – focada em empreendedorismo feminino – que te levam a pensar fora da caixa, abrindo para diferentes perspectivas, cada vez mais e mais presente no dia-a-dia.
Depois de muita pesquisa, parti para a segunda etapa, que foram as entrevistas com Thomaz Pacheco e Fábio Schwarcwald, respectivamente Nano Art Market e Tropix, para concluir a coluna. Atualmente, no mercado de arte brasileiro, e também internacional pela Nano, são estas as iniciativas mais robustas.
Num breve histórico, a Tropix, com Fábio no comando, lançou sua plataforma de venda de NFT’s sob o guarda-chuva da W3block no primeiro semestre de 2021. A Nano, comandada por Thomaz Pacheco, se lançou no início de 2022 como marketplace de venda de obras físicas e digitais, abraçando todas as etapas da operação, desde a oferta até a entrega da obra. Para tal, antes de lançamento ao mercado, passou 8 meses preparando toda a infraestrutura. O guarda-chuva da Nano foi pensado em diversas frentes, sendo a educação para o mercado de arte uma das principais.
There are now new company formats in several sectors and with different focuses, for example the DAOs – Disruptive Autonomous Organizations, such as EVE – focused on female entrepreneurship – that helps you to think outside the box, opening up to different perspectives, which are more present now in everyday life.
To finalize this column, after a lot of research, I jumped to the second stage, which were the interviews with Thomaz Pacheco and Fábio Schwarcwald, founders of the Nano Art Market and Tropix, respectively. These are currently the most robust initiatives in the Brazilian art market, and also internationally, through Nano.
In summary, Tropix, led by Fábio, launched its NFT sales platform under W3block in the first half of 2021. And Nano, led by Thomaz Pacheco, was launched in early 2022 as a marketplace for physical and digital art works, covering all stages of the operation, from the sale to the delivery of the piece. In order to achieve this, before being launched, it took 8 months to prepare the entire infrastructure. Nano was designed on several fronts, with the training for the art market being one of the main ones.
Ambas as empresas crescem em volume e importância, num momento idêntico e então, como caminho natural, resolveram seguir juntas, Tropix, concentrando a venda de NFT’s curadas por Marco Harum, sob o guarda-chuva (leia-se marketplace) da Nano.
Agora deu para entender?
Bom, mas esse texto já seguiu seu caminho e já temos mais siglas a aprender, como NAT – Nano Art Token, – a moeda digital do ecossistema Nano!
Both companies are growing in size and relevance together, so, naturally, they decided to join forces. Tropix now concentrates the sale of NFTs curated by Marco Harum, through Nano’s marketplace.
Now do you get it?
Well, this text has already gone its way and we still have more acronyms to learn, such as NAT – Nano Art Token, – the digital currency of the Nano ecosystem!