Marcelo Menoli, NFT de pintura da coleção de Azulejos

Nano x Tropix x NFT- Quem é quem; o que é o que?

Termos como NFT, blockchain, contratos inteligentes, mintagem, criptomoedas e outros começaram a aparecer tanto quanto receita de bolos fofinhos. Atualmente, não estar a par do que significa esta terminologia te coloca, em algum momento, de lado nas conversas, sejam estas sobre finanças, moda, arte, etc.

POR SYLVIA CAROLINNE

Pouco tempo, muita confusão, grandes expectativas.

Que tal desfazer os nós? 

Em 2020 junto com a pandemia, várias foram as iniciativas digitais que tomaram corpo, ganhando adeptos na velocidade necessária, face à situação. Apesar da minha formação em engenharia e do meu interesse pelo mundo dos hardwares, me sinto uma “dinossaura” quando o tema parte para as novas mídias digitais. Porém, não dá para seguir na ignorância, principalmente sendo do mundo da arte.

Termos como NFT, blockchain, contratos inteligentes, mintagem, criptomoedas e outros começaram a aparecer tanto quanto receita de bolos fofinhos. Atualmente, não estar a par do que significa esta terminologia te coloca, em algum momento, de lado nas conversas, sejam estas sobre finanças, moda, arte, etc.

Little time, much confusion, and big expectations.

How about we untie some knots?

In 2020, along with the pandemic, several digital initiatives took shape and gathered supporters in an accelerated pace, given the situation. Despite my engineering background and my interest in the hardware world, I feel like a “dinosaur” when it comes to new digital media. But it is impossible to live in ignorance, especially living in the art world.

New terminologies such as NFT, blockchain, smart contracts, minting and cryptocurrencies started popping up as much as fluffy cake recipes. Today, if you do not understand this terminology, you will be left out of conversations at some point, whether they are about finance, fashion, art, etc.

No meu caso, o que muito me chamou a atenção foram os contratos inteligentes. Apesar de já existirem desde 1994, só agora com as novas tecnologias, como a blockchain, foi possível tornar mais acessível a sua utilização.

Esse tipo de contrato garante que cada etapa do acordo seja cumprida por ambos os lados, uma vez que só se consegue registrá-lo tendo atendido a todos os requisitos, tais como os royalties, protegendo assim o direito de sequência ao artista, assunto que raramente é lembrado, apesar da legislação.

Quanto às NFT’s, que eu vejo como um colecionável, que também pode ser uma obra de arte e, outra questão relevante, nestas operações ainda não há tributação pelo IR, enquanto estiverem em ambiente cripto.

In my case, what really caught my attention were smart contracts. Although they have been around since 1994, only now new technologies, such as blockchain, made them more accessible.

This type of contract guarantees that each stage of the agreement is fulfilled by both parts, since it is only possible to register it after having met all requirements, such as royalties.  This allows for the protection of the artist’s resale rights, a subject that is rarely remembered, despite the legislation.

As for NFT’s, I see them as collectibles, which can also be a work of art. And NFT operations are not taxed, as they exist only in the crypto environment.

Em vários setores e com diversos focos encontramos novo formato de empresa, as DAO – Organização Autônoma Disruptiva, como por exemplo a EVE – focada em empreendedorismo feminino – que te levam a pensar fora da caixa, abrindo para diferentes perspectivas, cada vez mais e mais presente no dia-a-dia.

Depois de muita pesquisa, parti para a segunda etapa, que foram as entrevistas com Thomaz Pacheco e Fábio Schwarcwald, respectivamente Nano Art Market e Tropix, para concluir a coluna. Atualmente, no mercado de arte brasileiro, e também internacional pela Nano, são estas as iniciativas mais robustas.

Num breve histórico, a Tropix, com Fábio no comando, lançou sua plataforma de venda de NFT’s sob o guarda-chuva da W3block no primeiro semestre de 2021. A Nano, comandada por Thomaz Pacheco, se lançou no início de 2022 como marketplace de venda de obras físicas e digitais, abraçando todas as etapas da operação, desde a oferta até a entrega da obra. Para tal, antes de lançamento ao mercado, passou 8 meses preparando toda a infraestrutura. O guarda-chuva da Nano foi pensado em diversas frentes, sendo a educação para o mercado de arte uma das principais.

Thomaz Pacheco e Fabio Szwarcwald. Crédito: Felipe Perazzolo

There are now new company formats in several sectors and with different focuses, for example the DAOs – Disruptive Autonomous Organizations, such as EVE – focused on female entrepreneurship – that helps you to think outside the box, opening up to different perspectives, which are more present now in everyday life.

To finalize this column, after a lot of research, I jumped to the second stage, which were the interviews with Thomaz Pacheco and Fábio Schwarcwald, founders of the Nano Art Market and Tropix, respectively. These are currently the most robust initiatives in the Brazilian art market, and also internationally, through Nano.

In summary, Tropix, led by Fábio, launched its NFT sales platform under W3block in the first half of 2021. And Nano, led by Thomaz Pacheco, was launched in early 2022 as a marketplace for physical and digital art works, covering all stages of the operation, from the sale to the delivery of the piece. In order to achieve this, before being launched, it took 8 months to prepare the entire infrastructure. Nano was designed on several fronts, with the training for the art market being one of the main ones.

Ambas as empresas crescem em volume e importância, num momento idêntico e então, como caminho natural, resolveram seguir juntas, Tropix, concentrando a venda de NFT’s curadas por Marco Harum, sob o guarda-chuva (leia-se marketplace) da Nano.

Agora deu para entender?

Bom, mas esse texto já seguiu seu caminho e já temos mais siglas a aprender, como NAT – Nano Art Token, – a moeda digital do ecossistema Nano!

Both companies are growing in size and relevance together, so, naturally, they decided to join forces. Tropix now concentrates the sale of NFTs curated by Marco Harum, through Nano’s marketplace.

Now do you get it?

Well, this text has already gone its way and we still have more acronyms to learn, such as NAT – Nano Art Token, – the digital currency of the Nano ecosystem!

Júpiter e a lista de reprodução mitológica. Proprietário: Ralph Strelow

Compartilhar:

Confira outras matérias

Notícias da França

Verena Smit: Sussurar do invisível

Pela primeira vez a artista Verena Smit, cuja escrita é seu principal meio, mostra um conjunto, uma ‘retrospectiva’, de suas …

ALTO FALANTE

Christian Boltanski: anarquia do arquivo

POR ARTUR DE VARGAS GIORGI
A relação entre arte e arquivo é, provavelmente, uma das chaves de leitura de maior produtividade …

Notícias da França

LUCIO SALVATORE: DIFETTO D'IDENTITÀ

Conversa com o curador Marc Pottier sobre as exposições:
Galeria Karla Osorio – Brasília (11 de março a 23 de abril …

ALTO FALANTE

O Parque de Renina

Por Fabrício Reiner
…é uma impressão em que a alma talvez tenha uma parte maior do que os sentidos, de amplitude …

Bastidores Dasartes

Arte em Salvador

POR SYLVIA CAROLINNE
Ao longo do ano tive a possibilidade de finalmente passar algumas temporadas em Salvador, e não usar a …

ALTO FALANTE

Di Cavalcanti e uma ideia de Brasil

Por Fabrício Reiner
No último dia 8 de janeiro de 2025, voltou ao Palácio do Planalto a emblemática obra de Emiliano …

ALTO FALANTE

Mac e a navalha que insiste em se esconder. Flávio Império, Brecht e a Ópera dos Três Vinténs

POR FABRICIO REINER E BIANCA DETTINO
“Na verdade, eu vivo numa era sombria.
O mundo inofensivo é estúpido
E uma fronte sem rugas …

Notícias da França

LUIZ ZERBINI apresenta em avant-première algumas obras de seus diários de viagem

POR MARC POTTIER
A paisagem que eu pinto sempre existiu. Ela já existia antes dos homens nascerem e se perpetua para …

ALTO FALANTE

Entre bananas e esculturas invisíveis

POR ALLAN CARLOS MOREIRA MAGALHÃES
A criatividade humana parece não encontrar limites, especialmente no campo das artes. E quando esta se …

ALTO FALANTE

As cidades, a vida em comum

POR ARTUR DE VARGAS GIORGI
Quem circula por cidades que confrontam, hoje, os limites do seu próprio crescimento depara-se com uma …

ALTO FALANTE

TRANSLITERAÇÃO: A arte conceitual de Ana Raylander

POR ANDRÉ TORRES
Palavras-chave: Ana Raylander; Arte Contemporânea; Práticas Conceituais; Identidade.

I. A hora de Ana Raylander
Ana Raylander tem emergido na cena …

ALTO FALANTE

A traição dos retratos

POR ARTUR DE VARGAS GIORGI
É um lugar comum dizer que, na pintura de um retrato, o que mais importa, para …

ALTO FALANTE

A citação como procedimento

POR ARTUR DE VARGAS GIORGI
Muitíssimo antes dos memes e das postagens e re-postagens virais; muito antes dos processos contemporâneos de …

Notícias da França

O arquiteto paraguaio Solano Benitez foi escolhido para construir o futuro Museu Internacional de Arte em Foz do Iguaçu

POR MARC POTTIER
Com seus tijolos, Solano Benitez vai além da arquitetura experimental. Artista? Visionário? Arquiteto? Inventor? Solano Benitez é todas …

ALTO FALANTE

Um dia em Basel

POR LIEGE GONZALEZ JUNG
FONDATION BEYELER
Como acontece todo ano, a prestigiosa Fondation Beyeler abre as portas para os VIPs que estão …