POR SYLVIA CAROLINNE
Completando sua 20ª edição neste ano e tendo sido a primeira feira a investir em Miami, a ArtBasel conseguiu, com trabalho árduo, situar esta cidade no mapa das grandes feiras, transformando Miami pela arte.
ArtBasel is completing its 20th edition this year having been the first fair to invest in Miami. With a lot of hard work, it managed to include Miami in the map of major fairs, transforming the city through art.
Por conta de apenas uma semana de eventos a cada ano, Miami passou a figurar na Bucket List de muitos, e o mercado imobiliário explodiu. Redondezas consideradas “bas-fond” se tornaram tão almejadas quanto os novíssimos prédios do Design District. Cinco anos passados da minha última visita, a quantidade de prédios, shoppings, restaurantes e adjacentes cresceu geometricamente. E nem sinais de desaceleração!
Além da Miami Art Basel, são mais de 10 feiras satélites, fora pequenos eventos que surfam a onda desta semana. Isso sem contar com aberturas de exposições, lançamento de livros, visitas a coleções particulares, inauguração de instalações pela cidade, visitas guiadas com diretores de museus, inúmeros eventos diurnos e noturnos, exposições apoiadas por grandes marcas da moda, palestras e reencontro de artistas e galerias com colecionadores e curadores.
Dentro de toda essa euforia, o que será que acontece antes de uma galeria participar em uma destas feiras? Como seleciona para qual feira aplicar? Até quanto deve investir para valer a pena o esforço físico, financeiro e de equilíbrio da balança venda x currículo?
Perguntei a algumas delas, participantes nas feiras Miami Art Basel, Art Miami, NADA, Untitled e Design Miami.
With just one week of events each year, Miami has made it onto the Bucket List of many, causing the real estate market explode. Neighborhoods considered “bas-fond” became as requested as the brand-new buildings in the Design District. Five years after my last visit, the number of buildings, malls and restaurants has grown outstandingly. And there are no signs of slowing down!
Beyond the Miami Art Basel, there are more than 10 satellite fairs, in addition to small events that incorporate this week’s fuss. Not to mention exhibition openings, book launches, visits to private collections, inauguration of installations around the city, guided tours with museum directors, numerous day and night events, exhibitions supported by major fashion brands, lectures and gathering of artists and galleries with collectors and curators.
With all this euphoria, I wondered what happened behind the scenes of galleries participating in these art fairs. How do they select which fair to apply for? How much should they invest to make all the physical, financial and balancing effort worth it on the scale of sales vs. curriculum?
These were all questions I made to some of the galleries present at the Miami Art Basel, Art Miami, NADA, Untitled e Design Miami.
As variáveis são muitas. De acordo com a feira pretendida e o setor selecionado, um tempo mínimo de cinco anos de existência da galeria no mercado pode ser exigido. O nível de carreira do artista e a curadoria de projetos candidatos a um espaço nas feiras tornam a concorrência acirrada. A seleção da equipe multilingue durante todo o período de montagem-feira-desmontagem pode trazer um grande diferencial para a galeria. Planilha de custos enxuta para não mexer na tabela de preços… e por aí vai. Lembrando que nem sempre querer é poder. Após todas as etapas de organização interna vencidas e a aplicação para participação finalizada, a palavra final cabe à organização da feira.
Com o cansaço acumulado de quatro feiras consecutivas na Europa, Myra Babenco, da Raquel Arnaud, resume: “Não tem como não participar da Miami Basel”. Na Untitled, a primeira experiência da Gallery Nosco não foram flores. Levou um tempo para se recompor e acreditar numa nova aposta. Este foi o ano de reingresso e, já na primeira hora de feira, a peça da Isabelle D. foi adquirida pela Universidade de Chicago. Sensação que podemos comparar com o primeiro gol aos 5min de jogo em final do campeonato.
Ainda na Untitles, a galeria Zielinsky se prepara para novos saltos em Miami 2023, com uma seleção de artistas latino americanos consagrados e a Portas Villaseca pensando em Europa.
Fico imaginando a adrenalina de jovens galerias e escritórios de arte, que iniciam nas feiras satélites de pequeno e médio porte. Esse é o caso da Gisela Projects, que teve seu “début“ na feira NADA, na seção Projects, com os artistas Bianca Kann e Cooper Lovano. Investimento de budget suave, com peças de pequeno porte e já alocadas nos EUA, o projeto conseguiu juntar vendas e atrair holofotes, tendo sido selecionado como um dos três melhores estandes da feira, segundo curadores como Hans Ulrich Obrist e Cecilia Alemani.
There are numerous variables. Some fairs demand a minimum of five years of existence of the gallery in the market depending on selected sector. The competition is fierce when it comes to being part of a fair. The artist’s career level and the curatorship of projects are differentials. The selection of a multilingual team can also bring a great advantage to the gallery as well as a lean cost sheet so as not to change the price list… and so on. But all this effort does not guarantee a spot in the fair. After all stages of internal organization and the application for participation has been completed, the final word still rests with the fair’s organization team.
After going through four consecutive fairs in Europe, Myra Babenco, from Raquel Arnaud, summarizes: “Participating in the Miami Basel is a must”. Gallery Nosco‘s first experience at Untitled was tough. It took a while to put everything back together and take on a new bet. This was the year of re-entry and, in the first hour of the fair, Isabelle D.’s piece was purchased by the University of Chicago. This can be compared to scoring a goal in the first five minutes of play in a championship final. Still at Untitled, Zielinsky is preparing for new leaps in Miami 2023, with a selection of renowned Latin American artists.
I keep imagining the adrenaline of young galleries and art offices, which start in small and medium-sized satellite fairs. This is the case of Gisela Projects, which had its “debut“ at the NADA fair, in the Projects section, with the artists Bianca Kann and Cooper Lovano. The project managed to gather sales and attract the spotlight, despite its low budget, having been selected as one of the three best stands at the fair, according to curators such as Hans Ulrich Obrist and Cecilia Alemani.
Sejam consolidadas, como as galerias David Zwirner e David Nolan, ou em ascensão como a Rolf Art, que levou uma performance incrível ao espaço Meridian, todas fazem suas contas até o último segundo de feira e ainda aguardam as vendas por repescagem nos dias que se seguem após o encerramento.
Para começar, a média dos valores de aluguel dos estandes nas feiras que visitei são: Untitled – de 14.000U$ a 32.000$ ou mais; NADA – na seção Projects – 3.000U$; Design Miami – Iniciando em 20.000U$; Miami Art Basel – Estande médio – 50.000U$ e Art Miami – a partir de 70U$ o m2.
Junto a esse custo-base, temos ainda transporte e armazenagem de obras, estadia da equipe, extras de manutenção e mudanças no estande, desembaraços em alfândega, esforços de venda, divulgação dos artistas e obras selecionados e, finalmente, tempo para tomar banho.
Eu já tinha desistido…
It does not matter if the galleries are well established, such as the David Zwirner and David Nolan galleries, or on the rise like Rolf Art (which brought an incredible performance to the Meridian space), they all work on their math until the last second of the fair. In the days to come after the closing of the fair they also wait for recap sales.
To begin with, the average rental prices for booths at the fairs I visited were: Untitled – from U$ 14,000 to U$ 32,000 or more; NOTHING – in the Projects section – U$ 3,000; Design Miami – Starting at U$ 20,000; Miami Art Basel – Medium stand – U$ 50,000 and Art Miami – from U$ 70U per m2.
To add to this cost, there is also transport and storage, staff accommodation, extra maintenance and changes to the stand, customs clearance, sales efforts, promotion of selected artists and works as well as some extra time to shower.
I would have given up…
Ainda assim, só na Miami Basel 16 galerias brasileiras participam assiduamente, algumas desde a primeira edição, e garantem: “Ano que vem cá estaremos novamente”. Neste ano, artistas incríveis na Simões de Assis, Millan, Nara Roesler, Raquel Arnaud, A Gentil Carioca, DAN e Vermelho. Completando o time com artistas já consagrados entre os representados estavam Luciana Brito, Central, Contínua, Paulo Kuczynski e Mendes Wood. Fortes D’Aloia e Gabriel, Gomide & Co., Triângulo, Luisa Strina completam a lista.
O mesmo seja dito às outras feiras. A Design Miami, das mais antigas expositoras às de primeira viagem a regra é: analisar, pesquisar, avaliar e então decidir. A primeira vez a gente nunca esquece! Mesmo já consagrada em casa, a galeria Fimo preferiu visitar durante 15 anos consecutivos para sentir ambiente e perfil de compradores. E o resultado se sente na resposta: “Definitivamente voltaremos!”. A sul-africana Southern Guild investiu desde a primeira edição e nunca se decepcionou. Quanto à brasileira Mercado Moderno, com pouco tempo de feira, a julgar pelo movimento do estande, há de ir pelo mesmo caminho.
But in Miami Basel alone, 16 Brazilian galleries participate year after year. Some since the first edition. And they all guarantee: “Next year we will be here again”. This year, there were incredible artists at Simões de Assis, Millan, Nara Roesler, Raquel Arnaud, A Gentil Carioca, DAN and Vermelho. Among the incredible and well-established artists represented were Luciana Brito, Central, Contínua, Paulo Kuczynski and Mendes Wood. To complete the list, Fortes D’Aloia and Gabriel, Gomide & Co., Triângulo, and Luisa Strina.
Other fairs do not fall behind. At Design Miami, from oldest to the first-time exhibitors, the rule is: analyze, research, evaluate and then decide. The first time is unforgettable! The Fimo gallery, for example, despite being a well-established gallery, opted to visit the fair for 15 consecutive years to feel the atmosphere and profile of buyers. Now the result is that they will “definitely come back!”. The South African Southern Guild has been invested since the first edition and has never been disappointed. As for the Brazilian Mercado Moderno, which is just a beginner at this fair, it might have to follow the same path judging by the movement at their stand.
Já em Wynwood, a turma do grafitti não para. Assim como nosso Enivo, que está em residência artística em Nova York e parou por lá para 2 graffitis.
Percebendo o largo sorriso da grande maioria envolvida na feira (apesar das olheiras, do cansaço e da fome de comida de verdade), confirmamos os comentários. Contratos fechados para exposições em instituições renomadas; vendas para grandes colecionadores, formadores de opinião do setor; alargamento de networking e solidificação de carreiras. Sim, toda essa movimentação traz frutos, não só financeiros, mas também para o currículo da galeria e para a construção de portfolio dos artistas.
When you look at the broad smile of the vast majority involved in the fair (despite dark circles, tiredness and the desire for real food), this feeling is confirmed. Closed contracts for exhibitions in renowned institutions; sales to major collectors, industry opinion makers; expanding networking and solidifying careers. Yes, all this movement yields positive results, not only financially, but also for the gallery’s curriculum and for the artists’ portfolio.
Uma curiosidade: dentre os muitos eventos que marcaram as edições da feira até hoje, o mais comentado foi “o caso da banana”, protagonizado em 2011 pela polícia de Miami e o artista Paulo Nazareth, autor da obra “Mercado de Artes/Mercado de Bananas”.
Uma visitante pegou uma das bananas e a polícia quis prendê-la, por destruição de obra de arte. Só não sabiam que as bananas estavam ali para serem comidas. Fatos esclarecidos, o artista passou a vender a unidade mais barato que o cafezinho da feira.
Alguns dos motivos de tanto sucesso, conforme dito pelos organizadores e apoiadores, é, primeiro, o fato de os patrocinadores atualmente se envolverem em muitas das decisões da feira e também apresentando mais arte pelos arredores da cidade. Em segundo, para se estabelecerem em Miami, exportaram o modelo da feira, mas fizeram adaptações ao perfil da cidade. Terceiro, muitas foram as vezes que colecionadores baseados em Miami perguntavam quais as galerias que tinham tido menos vendas e seguiam até o estande para tentarem selecionar peças para suas coleções e com isso incentivar para próximas participações. Resumindo, total trabalho em equipe.
Não falamos dos museus, mas aí a coluna vira um livro.
E é por chegar a essa rápida conclusão com as entrevistas que, ano após ano, vemos as candidaturas e o desejo de subir na escala das feiras aumentando… Assim como o crescimento bombástico da cidade, que faz brilhar os olhos do prefeito, forte apoiador do evento.
An interesting fact is that among the many events that have marked the different editions of the fair to date, the most talked about was “the banana case”, carried out in 2011 by the Miami police and the artist Paulo Nazareth, author of the “Mercado de Artes/Mercado de Bananas” piece. A visitor picked up one of the bananas and the police wanted to arrest her for destroying a work of art. They just didn’t know the bananas were there to be eaten. After the facts were clarified, the artist decided to sell the unit for a cheaper price than the coffee being sold at the fair.
Some of the reasons for its success, as stated by organizers and supporters, is, firstly, that sponsors are currently involved in many of the fair’s decisions and also showcasing more art around the city. Second, in order to establish themselves in Miami, they imported the fair’s model, but adapted it to the city’s profile. Third, Miami-based collectors looked at encouraging participation by asking which galleries had the least sales and going to their stands to select pieces for their collections. Total teamwork!
After reaching this quick conclusion with the interviews, we see that year after year there is an increase in these candidacies and the desire to climb the scale of art fairs… Not to forget, the bombastic growth of the city pleases the City Hall and makes the city mayor a strong supporter of the event.
To finalize, we are not even mentioning the museums, otherwise this column would become a book.
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