DASartes

Conteúdo
  • A revista
  • Matérias
  • Agenda
  • Notícias
  • Colunas
  • Aberturas
  • Cursos
Sobre nós
  • Junte-se a nós
  • Newsletter
  • Contato
[x] Fechar

São José do Rio Preto

Agenda - Exposição - 19/11/2020

Projeto Eu Sou – Milena Aurea

Refletir sobre a existência feminina a partir da diversidade de corpos que buscam ocupar espaços em uma sociedade historicamente machista, …

Agenda - Exposição - 21/03/2019

Pierre Verger e Carybé | SESI São José do Rio Preto

A exposição “Verger e Carybé: entre as duas margens do Atlântico” apresenta cenas da vida cotidiana da África iorubá e …

Agenda - Exposição - 11/10/2017

Arthur Bispo do Rosário | Teatro SESI de São José do Rio Preto

Depois de passar por diversas unidades do SESI (Campinas, José dos Campos e Itapetininga), agora é a vez do Teatro …

revistadasartes

DASartes
Últimos dias para ver a exposição “Como habit Últimos dias para ver a exposição “Como habitar o presente? Ato 3 – Antecipar o futuro”, em cartaz até o dia 16 de janeiro de 2021, na @galeriasimonecadinelli . A mostra apresenta obras de 21 artistas em diferentes suportes e linguagens, como fotografia, vídeo, instalação, pintura e objetos. 

O público pode ver ainda pessoalmente os 29 vídeos dos 27 artistas que fizeram parte do Ato 1 e do Ato 2, exibidos de julho a setembro na vitrine da galeria. Assim, o Ato 3 engloba os três momentos, somando, ao todo, 45 artistas.

A exposição também ganhou um tour virtual 3D, para que os amantes da arte possam ver os trabalhos remotamente, como se estivessem visitando o local. Basta acessar o site da galeria.

Fotos: Fernando Souza.
“Minhas instalações – independentemente de t “Minhas instalações – independentemente de terem sido feitas em países diferentes – são sempre o mesmo trabalho, mas a audiência é diferente e as modificações acontecem naturalmente. Quando apresentei o trabalho das cartas no Japão, muitas pessoas escreveram para seus pais; já no Brasil, a grande maioria escreveu cartas para Deus e de agradecimentos. [...] A recepção que tive no Brasil foi muito boa. Interessante que meu pai tentou embarcar para o Brasil há muitos anos. Caso isso tivesse acontecido, ele não teria encontrado com a minha mãe e, provavelmente, eu não existiria. Ou melhor, eu existiria de outra forma. Meu corpo seria outro e eu seria de outra maneira. Foi com esse pensamento na cabeça que cheguei a São Paulo e isso influenciou no desenvolvimento do meu trabalho nesta cidade. Ainda tenho muitas cartas do Brasil, que continuaram a chegar mesmo depois de terminada a instalação”

CHIHARU SHIOTA em entrevista para a Revista DASartes 46. 

A individual da artista chega hoje ao @ccbbrj
Já pensou em entrar em um tornado? Em 2010, o art Já pensou em entrar em um tornado? Em 2010, o artista Francis Alys experimentou esta sensação e relatou o episódio a Silas Marti, em entrevista concedida à Folha de São Paulo:

"Entrar não é difícil [...] Tem uma corrente de vento e areia muito agressiva em volta, mas, lá no meio, é calmo, monocromático, até sublime. "Não sei se procuro beleza, graça ou redenção", afirma Alys, que mostra seu filme dos furacões na Bienal de São Paulo. [...] Não sei se procuro beleza, graça ou redenção, só acredito que, nesse caso, houve uma busca por um silêncio sublime, por ordem e paz num lugar estranho, como se experimentasse o que é estar à beira da ruína, de um colapso interno. [...] Foram oito anos de trabalho e, nesse tempo, a situação política mudou muito, acabou distorcendo o filme. "Alguns viram isso como experimento cinematográfico, mas sei que é uma resposta ao lugar onde vivo. [...] Foi um momento caótico na história do país [o México], e eu estava viciado em caçar furacões. Via a emergência da ordem numa situação de desordem, o colapso do Estado está presente, você sente isso quando está no olho de um furacão". A experiência de Alys também está relatada no livro "Numa Dada Situação", da editora Cosac Naify 

• Francis Alys faz parte do novo curso de janeiro: 20 ARTISTAS DO HEMISFÉRIO SUL E ORIENTE, que inicia na próxima semana.

• Inscreva-se agora e garanta sua vaga nesta turma
(Link na bio ou www.dasartes.com.br)

✔️AULAS:
12/1 . 19h30 . Aula ao vivo 01
19/1 . 19h30 . Aula ao vivo 02
26/1 . 19h30 . Aula ao vivo 03
28/1 . 19h30 . Aula ao vivo 04

✔️20 ARTISTAS
Jorge Macchi
Doris Salcedo
Santiago Sierra
Francis Alys
William Kentridge
El Anatsui
Shirin Neshat
Kader Attia
Shadi Ghadirian
Khaled Hafez
Cai Guo Qiang
e mais…

✔️PROFESSORA
Ania Rodriguez Alonso é formada em História da Arte pela Universidade de Havana-Cuba e trabalha há 15 anos com produção e curadoria de exposições internacionais pelo Brasil como Carlos Garaicoa, Wassily Kandinsky, Islã – Arte e Civilização, Arte de Cuba e Alphonse Mucha, atualmente em cartaz no CCBB Rio de Janeiro.

#caiguoqiang #cursoonline #escoladasartes #ead #20artistas #20artistasdohemisferiosuleoriente #williamkentridge
• Inscreva-se agora e garanta sua vaga nesta tur • Inscreva-se agora e garanta sua vaga nesta turma
(Link na bio ou www.dasartes.com.br)

✔️AULAS:
12/1 . 19h30 . Aula ao vivo 01
19/1 . 19h30 . Aula ao vivo 02
26/1 . 19h30 . Aula ao vivo 03
28/1 . 19h30 . Aula ao vivo 04

✔️PROFESSORA
Ania Rodriguez Alonso é formada em História da Arte pela Universidade de Havana-Cuba e trabalha há 15 anos com produção e curadoria de exposições internacionais pelo Brasil como Carlos Garaicoa, Wassily Kandinsky, Islã – Arte e Civilização, Arte de Cuba e Alphonse Mucha, atualmente em cartaz no CCBB Rio de Janeiro.

#caiguoqiang #cursoonline #escoladasartes #ead #20artistas #20artistasdohemisferiosuleoriente #williamkentridge #dorissalcedo #francisalys #kaderattia #ensinoadistancia #cursodearte #curso #artesvisuais #artecontemporanea
Hoje, dia 10 de janeiro, celebramos o 79º anivers Hoje, dia 10 de janeiro, celebramos o 79º aniversário de Rubens Gerchman (1942-2008), artista plástico brasileiro, ligado a tendências vanguardistas como a pop art e influenciado pela arte concreta e neoconcreta. O artista usou ícones de futebol, televisão e política em suas obras.

Imagens do site do @institutorubensgerchman :

1. Lindonéia, a Gioconda dos subúrbios - s/ data
2. Sinuous snake, 2003
3. Beijo na floresta, s/ data
4. Beijo, s/ data
5. Os super-homens, 1965
6. Zico, O galinho de Quintino, 1997
7. Morning bike, 2002
8. O futebol – Flamengo Campeão, 1965
9. Banco de trás, 2004
10. Rubens Gerchman e a obra “Nova Geografia” durante a abertura da exposição “Tempo”, ano 2000
Qual seu fotógrafx favoritx? Marque aqui o @ e fa Qual seu fotógrafx favoritx? Marque aqui o @ e faça uma homenagem no Dia Nacional da Fotografia! Nesse dia especial, trazemos mais cinco artistas e obras incríveis:

1. ZANELI MUHOLI, Buhlalu I, The Decks, Cape Town, 2019;
2. HENRI CARTIER BRESSON, behind the gare Saint-Lazare, Paris, 1932;
3. CLAUDIA JAGUARIBE, Menina na Laje, 2010;
4. CLAUDIA ANDUJAR, Sem titulo, 1974;
5. ANSEL ADAMS, The Grand Tetons and the Snake River, Grand Teton National Park, Wyoming, 1942
08 de janeiro é dia nacional da fotografia, por i 08 de janeiro é dia nacional da fotografia, por isso fizemos uma seleção de fotógrafos para registrar nossa homenagem e admiração!

Nas fotos, em ordem:
1. REN HANG, Sem título, 2015
2. ALAIR GOMES, beach-triptych
3. PIERRE VERGER, Joãozinho da Gomea, 1946
4. MIGUEL RIO BRANCO, Série Parede Vermelha, 1992-2020
5. WOLFGANG TILLMANS, Layers, 2018

E qual seu fotógrafo preferido? Marque o @ aqui nos comentários para parabenizar pelo dia!
Últimos dias para conferir a instalação "O Fant Últimos dias para conferir a instalação "O Fantasma Chinês", de @cassarofranklin , na @galeriasimonecadinelli

"Cassaro cria uma espécie de teatro dos objetos, dando vida ao Fantasma Chinês, conhecido como Jiangshi, ou mesmo fantasma viajante ou saltador. Um teatro do encantamento, de uma magia tropeçada. [...] Os chineses classificam os números como de sorte ou de azar de acordo com a sua semelhança fonética com palavras que possuem significados negativos ou positivos. Neste ano fragmentado, na numerologia a soma de 2020 é quatro. A letra chinesa para quatro tem som muito semelhante à palavra morte. Não à toa, o Velho Sábio, detentor dos segredos relacionados à origem do mundo, está exposto na frente da vitrine observando a rua, carregando por uma vara de bambu quatro moedas amarradas por linha vermelha. Nessa instalação, os objetos cúbicos ganham novas formas de circulação, mesmo que estejam aprisionados ou conectados por linhas vermelhas, que representam felicidade e prosperidade na cultura popular chinesa. Diante deste oráculo, proposto pelo Fantasma Chinês, é possível acreditar na magia das coisas." @_erika.nascimento_ 

Até 16 de janeiro
Load More... Follow on Instagram
Siga-nos no Instagram
Conteúdo
  • A revista
  • Matérias
  • Agenda
  • Notícias
  • Colunas
  • Aberturas
  • Cursos
Sobre nós
  • Junte-se a nós
  • Newsletter
  • Contato

© 2021 DASartes.com.

Este site tem unaghii.

Newsletter

Digite seu email e receba nossa newsletter semanal.

Fechar [x]