Yayoi Kusama

Yayoi Kusama (???? or ????, Matsumoto, nascida em 20 de março de 1929) é uma artista japonesa.
Yayoi Kusama é considerada uma das maiores artistas pop japonesas. Tem uma história de vida incrível, cheia de altos e baixos, mas que nem de longe, ofusca sua bela arte contemporânea, conhecida como Polka Dot. Hoje, aos 84 anos, a artista continua a fazer suas artes.
Seu trabalho é uma mistura de diversas artes como, colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que se tornou a marca da artista: A obsessão por pontos e bolas.
Em todas as suas artes, que possuem um quê de surrealismo, modernismo e minimalismo, podemos notar o padrão de repetição e acumulação.Além disso, Kusama também se embrenhou na arte da literatura, com romances e poesias, escritas em 13 livros. Alguns dos seus romances são considerados chocantes e surrealistas, com personagens fortes como prostitutas, cafetões, assassinos, auto retrato de si própria como Shimako, enlouquecida em Foxgloves Central Park.De onde vem tanta criatividade? Tudo indica que é devido à esquizofrenia, que a fazia ter uma percepção e uma visão diferente da realidade em que vivia. Segundo ela mesma conta, ela sempre foi atormentada por visões distorcidas, que a faziam enxergar bolas e pontos.Yayoi nasceu em 22 de março de 1929 em Matsumoto-shi (Nagano Ken) e desde a infância sofre com alucinações. Sua relação com sua mãe não era nada boa. Segundo Yayoi conta, sua mãe era uma mulher de negócios e que jamais aceitou a veia artística da filha, chegando até a agredi-la fisicamente diversas vezes por causa disso.Isso pode ter ajudado a piorar o quadro psíquico de Yayoi, assim como gerou uma grande instabilidade emocional. Como forma de “fuga da realidade” , desabafo e também para mostrar às pessoas como era o mundo que ela enxergava, ela passou a se expressar no papel usando guache, aquarela e tinta a óleo, as bolinhas ou pontos do infinito, como ela também costuma chamar.

Compartilhar:
Artistas

Adriana Varejão

nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, 1964
vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil
títulos
2013_Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea), …

Artistas

Miquel Barceló

Miquel Barceló (8 de Janeiro de 1957, Felanitx, Maiorca) é um pintor espanhol.
Estudou no Instituto de Felanitx, e logo depois …

Artistas

Manoel Santiago

Manoel Santiago, (Manaus, 25 de março de 1897 – Rio de Janeiro, 29 de outubro de 1987) foi um dos …

Artistas

Arthur Piza

Arthur Luiz Piza (São Paulo SP 1928). Gravador, desenhista e escultor. Inicia a formação artística em 1943, estudando pintura e …

Artistas

Ottone Zorlini

Ottone Zorlini (Gorgo al Monticano, 20 de setembro de 1891 — São Paulo, 6 de junho de 1967) foi um …

Artistas

Lucas Simões

Catanduva-SP, 1980. vive e trabalha em São Paulo.1980, born in Catanduva, lives and works in São Paulo, BR
Lucas Simões é …

Artistas

Jozias Benedicto

Artista visual, estudou com Ivan Serpa, Anna Bella Geiger, Rubens Gerchman, John Nicholson, Chico Cunha, José Maria Dias da Cruz, …

Artistas

Maria Paula Vianna

Maria Paula Vianna, mineira de nascença e carioca de coração, começou a se relacionar com a fotografia ainda criança quando …

Artistas

Patricia Bentancur

Bentancur Patricia vive e trabalha em Montevidéu, no Uruguai
Ela trabalha com photograhy , vídeo, objetos e sons.
Sua entre as diferentes …

Artistas

Otávio Schipper

(1979, Rio de Janeiro, RJ) Otavio Schipper é formado em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou seus …

Artistas

José Paulo

Biografia
José Paulo Oliveira nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, em 1962. Graduou-se em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco, em …

Artistas

Ricardo Chaves

Nascido em Porto Alegre, em 1951, onde vive e trabalha como editor de fotografia do jornal Zero Hora. Kadão, como …