Sonia Gomes

 

 

Sonia Gomes nasceu em 1948 em Caetanópolis, Brasil, vive e trabalha em Belo Horizonte, Brasil. Participou de inúmeras mostras coletivas, incluindo “A Nova Mão Afro-Brasileira”, Museu Afro Brasil, São Paulo, Brasil (2013); “Art & Textiles – Fabric as Material and Concet in Modern Art”, Kunstmuseum Wolfsburg, Wolfsburg, Alemanha (2013); “Out of Fashion. Textile in International Contemporary Art”, Kunsten – Museum of Modern Art Aalborg, Aalborg, Dinamarca (2013); “Alphabet of The Magi”, Mendes Wood DM, São Paulo, Brasil (2012). Teve exposições individuais como “Risco do tempo”, Mendes Wood DM, São Paulo, Brasil (2012); “O ritmo da linha”, Espaço cultural Fórum Lafayette, Lafayette, Brasil (2012).

As obras de Sonia Gomes se edificam sobre tecidos antigos, passados, pedaços de vida que são transformados e submetidos a bordados e torções se tornando esculturas de pano e arquitetura impregnada de memória que esbarra em questões de identidade racial em um elo vital com a vida da artista. De mãe negra e pai branco, Sonia Gomes é uma fusão também de muitas lembranças. Sônia traz a influência forte da avó, parteira, benzedeira e useira de rodilhas na cabeça. Da família branca, herdou a ruminação dos guardados, das fotos, dos retalhos de tecidos vindos da fábrica, dos afetos fragmentados.

Sonia faz arte para se expressar e para que o instante vivido possa ser trazido novamente à vida. Entre o popular e o erudito, o mundo da artista mineira remete-nos a uma poderosa tradição brasileira que transforma materiais instáveis e difíceis em arte permanente e contemporânea na trama extremamente inventiva de suas colagens e construções.Após a primeira exposição em 1994 a artista cursou livremente disciplinas na Escola Guignard, UEMG e na UFMG e participa ativamente, desde então, de mostras solo e coletivas como as do Sesc Belenzinho em São Paulo e a X Bienal Nacional de Santos.

 

Compartilhar:
Artistas

Edu Monteiro

Artista visual, fotógrafo e pesquisador. É doutorando em Arte pela UERJ e mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF …

Artistas

Lívio Abramo

Lívio Abramo (Araraquara / SP, 1903 – Assunção / Paraguai, 1992).
Interessava-se por Comunismo, Trotskismo e Socialismo. Nesse época colaborava fazendo …

Artistas

Tino Sehgal

Tino Sehgal (nascido em 1976) é um artista britânico-alemão, com sede em Berlim. Ele descreve seu trabalho como “situações construídas”

Artistas

Alfredo Volpi

Nascido em Lucca (Itália), em 14 de abril de 1896, Alfredo Volpi morreu em São Paulo, em 28 de maio …

Artistas

Maria Paula Vianna

Maria Paula Vianna, mineira de nascença e carioca de coração, começou a se relacionar com a fotografia ainda criança quando …

Artistas

Rodolfo Mesquita

Nascido em Recife – PE, em 1952
1971 Tem seus primeiros trabalhos publicados nos periódicos O pasquim, Movimento e Rolling Stones
1973 …

Artistas

Alê Jordão

 
 
Nasceu e mora em São Paulo. Estudou na FAAP na segunda metade dos Anos 90 e na Domus (Milão). Inicia …

Artistas

Jacques Henri Lartigue

Nascido em Courbevoie, França, para uma família rica, Jacques Henri Lartigue começou a fotografar Quando eu tinha sete anos. Aviões …

Artistas

Ottone Zorlini

Ottone Zorlini (Gorgo al Monticano, 20 de setembro de 1891 — São Paulo, 6 de junho de 1967) foi um …

Artistas

Luiz Hermano

1954 – Nasce em Preaoca, Ceará, Brasil.
Exposições individuais
-2012″Tramando Mundos”,UNIFOR,Fortaleza,CE
-2010 “Rede Concreta/Trama Orgânica” Gal.Arte em Dobro, Rio de Janeiro-RJ
-2010 “Rio de …

Artistas

Renata Lucas

Ribeirão Preto, SP, 1971.
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ
Vencedora do PIPA 2010.
Membro do Comitê de Indicação do PIPA …

Artistas

Bruno Veiga

Bruno Veiga nasceu no Rio de Janeiro, Brasil.
Começou a fotografar nos anos 80 nos diários nacionais O Globo e Jornal …