Raul Mourão

 

 

 

Rio de Janeiro, 1967

Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e expõe seu trabalho desde 1991. Sua obra abrange a produção de desenhos, gravuras, pinturas, esculturas, vídeos, fotografias, textos, instalações e performances.

Em 2010 iniciou sua série de esculturas cinéticas que foram exibidas nas exposições individuais: Tração Animal, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; MOTO e Cuidado Quente, na Galeria Nara Roesler, São Paulo; Homenagem ao Cubo e Chão, Parede e Gente, na Lurixs Arte Contemporânea, Rio de Janeiro; Movimento Repouso, na Galeria Roberto Alban, Salvador; Processo, no Studio X, Rio de Janeiro; e Toque Devagar, na Praça Tiradentes, Rio de Janeiro. E também nas exposições coletivas Vancouver Bienalle; Artistas comprometidos? Talvez na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; All the best artists are my friends (Part 1) no MANA Contemporary, New Jersey; From the Margin to The Edge, Sommerset House, Londres; Projetos (in)Provados, na Caixa Cultural, Rio de Janeiro; Ponto de Equilíbrio, no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo; Mostra Paralela 2010, no Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo; e Travessias, no Centro de Arte Bela Maré, Rio de Janeiro.

Como curador e produtor organizou exposições individuais de Fernanda Gomes, Cabelo, Tatiana Grinberg, Brigida Baltar e João Modé, entre outras, e as coletivas Travessias 2 (Galpão Bela Maré, Rio de Janeiro), Love’s House (Hotel Love’s House, Rio de Janeiro) e Outra Coisa (Museu da Vale, Vila Velha). Foi editor das revistas de arte O Carioca e Item. Fez também a coordenação geral do espetáculo multimídia FreeZone, que reuniu artistas de diversas áreas sob curadoria do poeta Chacal, no Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. Junto com Eduardo Coimbra, Luiza Mello e Ricardo Basbaum criou e dirigiu a galeria e produtora AGORA, que funcionou na Lapa, Rio de Janeiro, entre 2000 e 2002.

Em 2005 lançou o livro ARTEBRA pela editora Casa da Palavra e em 2011 lançou o livro MOV pela Automatica Edições.

Compartilhar:
Artistas

Marine Hugonnier

Nasceu em Paris, France, 1969
Vive e trabalha em London, UK
Exposições Individuais [Solo Exhibitions] 2014 Max Wigram Gallery, London
Chateau D’Angers, Angers, …

Artistas

João Penoni

 
Rio de Janeiro, 1983 
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, graduado em Design pela PUC-Rio, complementou sua formação na Escola …

Artistas

Ricardo Alcaide

Nasceu em Caracas, Venezuela. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
Sua obra reflete as inquietudes do artista em relação ao …

Artistas

Jorge Bispo

Formado em artes plásticas pela Escola de belas artes na UFRJ, trabalhou em alguns dos principais veículos de imprensa do …

Artistas

Angelo Venosa

Surgiu na cena artística brasileira na década de 1980, tornando-se um dos expoentes dessa geração.
Frequenta a Escola Brasil em São …

Artistas

Fernanda Valadares

Fernanda Valadares nasceu em São Paulo, onde fez bacharelado e licenciatura pela Faculdade Santa Marcelina. Em 2007, em busca de …

Artistas

Dimitri Lee

Dimitri Lee é autodidata e começou a carreira como assistente nos estúdios da Editora Abril, entre 1978 e 1980. O …

Artistas

Dirce Körbes

Dirce Körbes nasceu em Itapiranga, Santa Catarina. É formada e pós-graduada em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da UDESC …

Artistas

José Rufino

Segundo o crítico e poeta Adolfo Montejo Navas, na obra de José Rufino gravita “uma poética alimentada por um revigorado …

Artistas

Claudia Tavares

Nasceu no Rio de Janeiro em 1967. É Mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ e …

Artistas

Itelvino Jahn

“A matéria e eu somos seres distintos. Quando começo meu trabalho nos tornamos um só, como se a matéria fizesse …

Artistas

Marcelo Jácome

Nasceu em 1980 no Rio de Janeiro, cidade onde vive e trabalha.
Arquiteto e urbanista, formou-se em 2005 pela Universidade Santa …