Marcelo Solá

Nascido em Goiânia, 1971, vive e trabalha na cidade.
Seu trabalho está orientado para a nova área limítrofe do desenho, um desenho-pintura, ás vezes desenho-instalação, ou com participação de objetos, sempre como atividade ampliada, quase obsessiva,e que vem ganhando características fora do gênero. Sua obra tem ganhado a atenção da critica mais inteligente. Entre as suas numerosas exposições, destacam-se as realizadas na Funarte, Brasília, 2005; na Celma Alburquerque Galeria de Arte, Belo Horizonte, 2004 ; no Museu de Arte Contemporânea, Goiânia, e na Galeria Casa Triângulo, São Paulo, em 1999; no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, e no Centro Cultural São Paulo, São Paulo,em 1997. das exposições coletivas, destacam–se: 10+1: Os Anos Recentes da Arte Brasileira, no Instituto Tomie Othake, São Paulo, 2006 ; Novas Aquisições Coleção Gilberto Chateaubriand, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro[MAM-RIO], 2004; 25º Bienal de São Paulo, 2002, Drawing Center, Nova Iorque, 2001; Panorama da Arte Brasileira Contemporânea sobre Papel, MAM-SP, São Paulo, em 1999; e XVI Salão de Nacional de Artes Plásticas, MAM-Rio, Rio de Janeiro, 1998. em 1998, também conquistou o Prêmio Brasília de Artes Visuais, do Museu de Arte de Brasília, Brasília/DF.
Sobre o trabalho
Um desenho ampliado além das suas habituais coordenadas semânticas é o território de trabalho de Solá. Sua origem e destino. Como uma invasão de tamanho, escala suporte e espaço, a caligrafia que se torna desenho, e vice-versa, intercambia os signos gráficos e o espaço livre onde é realizado, muitas vezes em papel imenso[ quase como um cartaz ] e em estado de instalação. Toda a sua profusa atividade costuma partilhar uma indagação pessoal e contextual por todos os lados, já que, como uma sismografia invasiva e maleável, mutante e metamórfica, dialoga com lacunas, espaços vazios, representações entrecortadas, agrestes, sujas [ com um pé no grafitti de rua ], conectadas livre e quase caoticamente, como se houvesse uma heteronímia entre realidade e sujeito em contínua transição. A identidade do artista vai e vem nestes desenhos de diversos tamanhos e procedências, amalgamando-se a uma indagação estética de diário, de biografia manchada, invadida pelo que registra. Seu Caderno de Viagem de Nova York [2007], por exemplo, vive desta tensão múltipla, aberta, polifônica. Seus desenhos de grande tamanho[ sempre aliados a várias técnicas] , aqui também presentes, mantêm a mesma vertente biográfica.
Texto de Adolfo Montejo Navas para a mostra Heteronínia Brasil Museu Casa de America Madrid, Maio/Setembro 2008

Compartilhar:
Artistas

Gilvam Samico

Gilvan Samico (Recife1928 – 2013) é um dos grandes nomes da gravura brasileira, especialmente conhecido por suas xilogravuras. Pintor autodidata, …

Artistas

Bruno Miguel

Nasceu no Rio de Janeiro, em 1981, cidade onde vive e trabalha. Formou-se em artes plásticas e pintura pela Escola …

Artistas

Marcelo Carrera

Marcelo Carrera – São Paulo – Fotógrafo – EAV – Escola de artes visuais do Parque Lage e Graduado em …

Artistas

João Pacca

João Pacca vive e trabalha entre o Rio de Janeiro e São Paulo como fotógrafo e produtor de arte.
Formado em …

Artistas

Caroline Bittencourt

Caroline Bittencourt (b. 1977) is a Brazilian photographer based in Copenhagen, Denmark, but travels worldwide for assignments. Her pathway into …

Artistas

Carlos Bracher

Pintor, desenhista e escultor (Juiz de For a, 1940), aos 13 anos começa a pintar vasos e pratos na fábrica …

Artistas

Alexandre Rangel

Estudando arte há mais de 10 anos com muitos diferentes professores, Alexandre Rangel acabou por se formar em publicidade e …

Artistas

Rafael Adorján

Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em História da Arte pela Universidade
do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Professor de Artes …

Artistas

Cristina Salgado

Cristina Salgado nasceu, vive e trabalha no Rio de Janeiro.
1. Exposições individuais:
2010
Vista, Projeto-Cofre, Casa França-Brasil, Rio de janeiro;
Nudez e …

Artistas

João Penoni

 
Rio de Janeiro, 1983 
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, graduado em Design pela PUC-Rio, complementou sua formação na Escola …

Artistas

Edu Monteiro

Artista visual, fotógrafo e pesquisador. É doutorando em Arte pela UERJ e mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF …

Artistas

Nazareno Rodrigues

Nasceu em São Paulo (SP), em 1967, e formou-se em artes plásticas pela Universidade de Brasília (UnB), em 1998. Realizou …