Lygia Clark

Lygia Clark (Belo Horizonte, 1920 – Rio de Janeiro, 1988) foi uma artista multimídia, integrante do grupo Neoconcreto. Começou seus estudos artísticos em 1947, no Rio de Janeiro, tendo como professor Roberto Burle Marx, entre outros. Muda-se para Paris em 1950, onde estuda com professores como Fernand Léger e Isaac Dobrinsky. Retoma ao Rio de Janeiro e em 1954 une-se a Décio Vieira, Rubem Ludolf, Abraham Palatnik, João José da Costa e outros artistas para fundar o Grupo Frente, dedicado ao estudo do espaço de da materialidade. Em 1959, assina o histórico Manifesto Neoconcreto, com Ferreira Gullar, Amilcar de Castro, Franz Weissmann, Lygia Pape, Reynaldo Jardim e Theon Spanudis
Sua carreira começa na década de 1950 com pinturas a óleo, tendo como principal tema seus filhos e a geometria das escadas. É a partir da fundação do Grupo Frente que começam a surgir as obras lineares que a tornariam conhecida, pinturas que ultrapassavam os limites da moldura, como as primeiras Superfícies Moduladas datando de 1955. . Em 1960, Lygia cria a série “Bichos”, uma das quais vence o prêmio de melhor escultura nacional na VI Bienal de São Paulo em 1961. De seu interesse pelos materiais duros, passa para os orgânicos, com a borracha, conchas, linhas e sua obra passa a se voltar para o corpo e as experiências sensoriais.
Em 1968, muda-se para Paris. Leciona na Sorbonne a partir de 1972, onde desenvolve experiências sensoriais em grupos com seus alunos, e em 1976 volta para o Rio de Janeiro, onde ficaria até o fim da vida. A partir daí, passa a se dedicar à exploração do indivíduo pelo corpo, atravessando os limites da terapia. Em seus últimos anos de vida ativa, dava consultas particulares como terapeuta.
Sua obra hoje é gerida pela associação O Mundo de Lygia Clark.

Compartilhar:
Artistas

Sylvia Carolinne

Sylvia Carolinne de Andueza nasceu em 1965 no Rio de Janeiro. Frequentou cursos livres na Escola de Artes Visuais do …

Artistas

Abraham Palatnik

Estudou em Telaviv, nas escolas Herzlla e Montefiori, esta última de especialização em motores de explosão. Estudou pintura e história …

Artistas

Jonas Arrabal

 
 
Cabo Frio, RJ – 1984Vive e trabalha no Rio de Janeiro
Mestrando em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio …

Artistas

James Kudo

 
 
James Kudo nasceu em uma cidade que virou água. Em 1990, a usina hidroelétrica de Três Irmãos formou um lago …

Artistas

Vik Muniz

Filho de pernambucanos,1 Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde frequentou aulas do curso de Publicidade e Propaganda. Suas obras são …

Artistas

Edu Monteiro

Artista visual, fotógrafo e pesquisador. É doutorando em Arte pela UERJ e mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF …

Artistas

Leda Catunda

 
 
Leda Catunda nasceu em São Paulo em 1961, onde vive e trabalha. Entre suas exposições individuais, destaca-se a mostra Pinturas …

Artistas

Athos Bulcão

 
 
Athos Bulcão nasceu no Rio de Janeiro, então capital da República, em 2 de julho de 1918. Com a morte …

Artistas

Renata de Bonis

Renata De Bonis nasceu em 1984, em São Paulo, onde vive e trabalha. Ela completou um BFA na Fundação Armando …

Artistas

Bruno Dunley

Petrópolis, RJ, 1984.
Vive e trabalha em São Paulo, SP.
Indicado ao PIPA 2012.
É bacharel em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina …

Artistas

Rodrigo Torres

 
 
Rio de Janeiro, 1981
Estudou pintura na EBA-UFRJ, cursou fotografia no Ateliê da Imagem – RJ, de 2006 a 2010 trabalhou como assistente …

Artistas

Amanda Melo da Mota

Amanda Melo é graduada no curso de Educação Artística da Universidade Federal de Pernambuco. Destacam-se suas exposições individuais na Fundação …