Lygia Clark

Lygia Clark (Belo Horizonte, 1920 – Rio de Janeiro, 1988) foi uma artista multimídia, integrante do grupo Neoconcreto. Começou seus estudos artísticos em 1947, no Rio de Janeiro, tendo como professor Roberto Burle Marx, entre outros. Muda-se para Paris em 1950, onde estuda com professores como Fernand Léger e Isaac Dobrinsky. Retoma ao Rio de Janeiro e em 1954 une-se a Décio Vieira, Rubem Ludolf, Abraham Palatnik, João José da Costa e outros artistas para fundar o Grupo Frente, dedicado ao estudo do espaço de da materialidade. Em 1959, assina o histórico Manifesto Neoconcreto, com Ferreira Gullar, Amilcar de Castro, Franz Weissmann, Lygia Pape, Reynaldo Jardim e Theon Spanudis
Sua carreira começa na década de 1950 com pinturas a óleo, tendo como principal tema seus filhos e a geometria das escadas. É a partir da fundação do Grupo Frente que começam a surgir as obras lineares que a tornariam conhecida, pinturas que ultrapassavam os limites da moldura, como as primeiras Superfícies Moduladas datando de 1955. . Em 1960, Lygia cria a série “Bichos”, uma das quais vence o prêmio de melhor escultura nacional na VI Bienal de São Paulo em 1961. De seu interesse pelos materiais duros, passa para os orgânicos, com a borracha, conchas, linhas e sua obra passa a se voltar para o corpo e as experiências sensoriais.
Em 1968, muda-se para Paris. Leciona na Sorbonne a partir de 1972, onde desenvolve experiências sensoriais em grupos com seus alunos, e em 1976 volta para o Rio de Janeiro, onde ficaria até o fim da vida. A partir daí, passa a se dedicar à exploração do indivíduo pelo corpo, atravessando os limites da terapia. Em seus últimos anos de vida ativa, dava consultas particulares como terapeuta.
Sua obra hoje é gerida pela associação O Mundo de Lygia Clark.

Compartilhar:
Artistas

Zuzu Angel

Zuleika Angel Jones, nascida Zuleika de Souza Netto e conhecida como Zuzu Angel, (Curvelo, 5 de junho de 1921 — …

Artistas

Ricardo Fasanello

“A busca de uma linguagem própria sempre foi um fator determinante para o meu trabalho. Mesmo quando eu trabalhava em …

Artistas

Angelo Venosa

Surgiu na cena artística brasileira na década de 1980, tornando-se um dos expoentes dessa geração.
Frequenta a Escola Brasil em São …

Artistas

Chico Albuquerque

Filho de um casal de fotógrafos, Francisco Afonso de Albuquerque nasceu em Fortaleza em 25 de abril de 1917. Seu …

Artistas

Gilvam Samico

Gilvan Samico (Recife1928 – 2013) é um dos grandes nomes da gravura brasileira, especialmente conhecido por suas xilogravuras. Pintor autodidata, …

Artistas

Lenora da Barros

Formada em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP.
Poeta e artista …

Artistas

Anete Ring

Anete Ring nasceu em São Paulo. Formou-se em arquitetura e urbanismo no Technion Institute of Technology em Israel. Atuou como …

Artistas

Jenny Holzer

Jenny Holzer é uma importante artista contemporânea Norte Americana, nascida em 1950 no estado de Ohio, EUA. Sobre sua produção …

Artistas

Milton Marques

 
 
Milton Marques faz parte daquele time de artistas inventores. Suas obras se valem de um repertório low-tech. O que vemos …

Artistas

Tales Frey

TALES FREY (Catanduva – SP, Brasil. 1982) vive e trabalha entre o Brasil e Portugal. Encenador, crítico de arte, artista …

Artistas

Paulo Meira

Artista plástico com formação em design gráfico pela UFPE, Paulo Meira nasceu em Arcoverde em 1966. Em 1993 realizou sua …

Artistas

Mayana Redin

Formação
2013 | Programa Aprofundamento da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de …