Lívio Abramo

Lívio Abramo (Araraquara / SP, 1903 – Assunção / Paraguai, 1992).

Interessava-se por Comunismo, Trotskismo e Socialismo. Nesse época colaborava fazendo ilustrações para tablóides sindicalistas. Depois foi expulso do Partido Comunista acusado de trotskismo.

Só foi reconhecido artisticamente quando suas xilogravuras alcançaram uma riqueza impressionante de detalhes precisos.

Ganhou diversos prêmios como o de Viagem ao Exterior do Salão Nacional de Belas Artes, em 1950, o 1º Prêmio de Gravura da 2ª Bienal de São Paulo, em 1953 e algumas honrarias como a ordem do Rio Branco.

Lívio possuia uma personalidade forte, uma integridade inabalada e inteligência abrangente. Produziu gravuras, desenhos, charges, design de objetos, textos críticos, aulas e curadoria de exposições.

Em 1931, foi contratado pelo jornal Diário da Noite, para fazer desenhos comentando os principais acontecimentos do dia (suas charges).

Teve a honra de participar das transformações culturais não somente de seu país, como também do Paraguai. Passou metade de sua vida no Brasil e a outra metade no Paraguai.

Na década de 50 foi convidado para integrar a Missão Cultural Brasil Paraguai; participou da Fundação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraguai e fundou o Estúdio de Gravura, que segundo sua irmã Lélia Abramo foi uma de suas mais importantes realizações.

Teve contato com diversos artistas renomados como: Oswaldo Goeldi, Marcelo Grassmann, Fayga Ostrower, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Portinari, Bruno Giorgi, entre outros importantes artistas.

 

Compartilhar:
Artistas

Guillermo Kuitca

Guillermo Kuitca é um artista argentino, que nasceu em Buenos Aires em 1961, onde continua a trabalhar e viver. O …

Artistas

Walter Firmo

Walter Firmo começou sua carreira como fotógrafo profissional no jornal Última Hora, no Rio de Janeiro, em 1957. Em 1960, …

Artistas

Angelo Venosa

Surgiu na cena artística brasileira na década de 1980, tornando-se um dos expoentes dessa geração.
Frequenta a Escola Brasil em São …

Artistas

Ana Carolina Fernandes

Nasceu no Rio de Janeiro e desde cedo demonstrou uma paixão pela fotografia, ganhando de seu pai, jornalista, sua primeira …

Artistas

Bruno Veiga

Bruno Veiga nasceu no Rio de Janeiro, Brasil.
Começou a fotografar nos anos 80 nos diários nacionais O Globo e Jornal …

Artistas

Caroline Bittencourt

Caroline Bittencourt (b. 1977) is a Brazilian photographer based in Copenhagen, Denmark, but travels worldwide for assignments. Her pathway into …

Artistas

Delson Uchôa

Nasceu, estudou e morou em Maceió até se formar em Medicina em 1981, paralelamente inicia seus estudos de pintura na …

Artistas

Gilvam Samico

Gilvan Samico (Recife1928 – 2013) é um dos grandes nomes da gravura brasileira, especialmente conhecido por suas xilogravuras. Pintor autodidata, …

Artistas

Juliana Notari

Atriz e bonequeira, Juliana Notari é pesquisadora nas artes das marionetes.Na França, passou um período de 4 anos para se …

Artistas

Gisela Motta e Leandro Lima

 
 
Nasceram em 1976, em São Paulo onde vivem e trabalham. Formados em Bacharelado em Artes Plásticas pela FAAP, onde começaram …

Artistas

Marcio Almeida

Exposições individuais: Pinturas – Galeria Renato Carneiro Campos – Museu do Estado de Pernambuco – 1993 Pinturas – Espaço Cultural …

Artistas

Dirce Körbes

Dirce Körbes nasceu em Itapiranga, Santa Catarina. É formada e pós-graduada em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da UDESC …