Edward Weston

Edward Weston 

foi um dos fotógrafos estadunidenses mais importantes do século XX.

Aos 16 anos ganhou sua primeira máquina fotográfica e fez suas primeiras fotos, demonstrando um grande talento em sua infante prática no campo da fotografia artística. Com 20 anos já havia publicado seus trabalhos.

Em 1922, Weston fotografou seu filho Neil nu. Apesar de não ser exatamente um trabalho do estúdio, a imagem foi aceita como uma clássica escultura em fotografia.

Viajou ao México em 1923, acompanhado de sua companheira Tina Modotti, quando esta ficou viúva, e de um dos seus quatro filhos, Chandler, e lá permaneceram por três anos. Com a ajuda de Modotti, realizou um trabalho fotográfico de mais de 200 obras para o livro Ídolos por trás dos altares, de Anita Brenner.

Em 1926 voltou para a Califórnia. Esse período de 1926 a 1930 significou para Weston um dos mais significantes de sua carreira, realizando seus trabalhos mais representativos.

Visitou o Deserto de Mojave em 1928, onde se deparou pela primeira vez com a paisagem. O deserto o impressionou, e como resultado, abriu portas para novos caminhos criativos.

A partir de 1929, iniciou sua célebre série de arte abstrata. Realizou sua primeira exposição individual em Nova Iorque no ano de 1930. Dois anos depois, publicou seu primeiro livros de fotografias, The Art of Edward Weston (A arte de Edward Weston).

Em 1935 se estabeleceu em Santa Mônica, onde encontrou lugares de grande inspiração, como nas dunas da Baía de Oceano. Nos últimos anos de sua vida, sua obra se fez mais sutil e diversa, porém, sem a força dos trabalhos anteriores. Em 1946 se divorciou de sua segunda esposa, Charis, e lhe apareceram os primeiros sintomas da síndrome de Parkinson.

Em 1947 teve seu primeiro contato com a fotografia em cores, mas não sem certas reticências.

Compartilhar:
Artistas

José Diniz

José Diniz was born in Niterói and lives in Rio de Janeiro. He studied photography at UCAM (Cândido Mendes University) …

Artistas

Alex Flemming

Nasceu em São Paulo em 1954. Mora em Berlim.
PRINCIPAIS EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
1980 MASP Museu de Arte de São Paulo / São …

Artistas

Eleonora Fabre

Formada em artes plásticas em 1975 e Arquitetura e Urbanismo em 1984. Fez curso de pós-graduação em Artes Plásticas na …

Artistas

Manoel Santiago

Manoel Santiago, (Manaus, 25 de março de 1897 – Rio de Janeiro, 29 de outubro de 1987) foi um dos …

Artistas

Alberto Giacometti

Artista plástico, escultor e pintor suíço nascido em Borgonovo, bem perto da fronteira com a Itália, o mais famoso nome …

Artistas

Carlos Cruz-Diez

Carlos Cruz-Díez (17 de agosto de Caracas, 1923) é um pintor venezuelano.
Ele passou sua carreira profissional trabalhando e ensinando, entre …

Artistas

Tatiana Guinle

Tatiana Guinle, artista visual, cantora, formada pela CAL em 1999. Iniciou seus estudos de fotografia com Simone Rodrigues. Participou de …

Artistas

Uiara Bartira

A artista plástica Uiara Bartira sempre foi conhecida pela gravura, ou pela “obra gravada”, como prefere dizer. Começou na década …

Artistas

Pedro Farina

Pedro Farina nasceu em 1987, no Rio de Janeiro, e trabalha com Artes Visuais desde 2005.
Formado em Jornalismo pela PUC-RJ, …

Artistas

Angelo Venosa

Surgiu na cena artística brasileira na década de 1980, tornando-se um dos expoentes dessa geração.
Frequenta a Escola Brasil em São …

Artistas

Jenny Holzer

Jenny Holzer é uma importante artista contemporânea Norte Americana, nascida em 1950 no estado de Ohio, EUA. Sobre sua produção …

Artistas

Eduardo Berliner

EDUARDO BERLINER
nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, 1978
vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil
educação
2000
Graduado em Desenho Industrial/Comunicação Visual, Pontifícia …