Visita guiada à instalação de Adriana Fontes na Galeria do Lago

A artista visual Adriana Fontes promoverá visitas guiadas à sua instalação Vestes, Vestígios, Rastros do Tempo, seguidas de atividades artísticas. Os eventos acontecem na Galeria do Lago, espaço de arte contemporânea do Palácio do Catete, nos dias nos dias 8, 13 e 29 de janeiro (terças e quintas-feiras), às 10h. O programa é gratuito e voltado para crianças. No dia 15 de janeiro, Adriana recebe com exclusividade os participantes da Colônia de Férias do Museu da República, frequentada por crianças da comunidade.

As atividades educativas começam com uma visita à exposição ao lado da artista, onde cada criança recebe uma prancheta, lápis, borracha e papel. Em seguida, o grupo visita algumas salas do Palácio da República e o jardim. A ideia é capturar detalhes do que cada um vê e sente nesses espaços, através de desenhos ou descrição de detalhes. Depois, a turma volta para a galeria e elabora uma narrativa própria a ser apresentada individualmente ou em grupo – pode ser um desenho, uma história em quadrinhos, uma poesia, uma história, uma carta, uma música um acontecimento fictício passado ali…

A iniciativa remete à proposta da própria instalação, inaugurada em 13 de dezembro, com curadoria de Isabel Portella. Ao longo de um ano, a artista Adriana Fontes foi capturando imagens e sons do museu, como numa “conversa” imaginária com o palácio, palco de tantos acontecimentos sociais, articulações políticas e momentos de comoção nacional. A pesquisa transformou-se num site specific, um trabalho exclusivo para a galeria, criado a partir de estímulos sensoriais e poéticos do local. A instalação Vestes, Vestígios, Rastros do Tempo, de Adriana Fontes, fica em cartaz até 1º de fevereiro de 2015, na Galeria do Lago.

SOBRE A EXPOSIÇÃO DE ADRIANA FONTES
Uma maneira poética e inusitada de visitar o Palácio do Catete. É o que propõe a instalação Vestes, Vestígios, Rastros do Tempo, da artista visual Adriana Fontes, na Galeria do Lago, espaço de arte contemporânea do Museu da República. A obra é composta de dois vídeos com fotos projetados em tecidos fluidos que pendem do teto. As imagens e a trilha sonora remetem ao palácio como um local imaginário, transportando o espectador a outros espaços. A exposição, com curadoria de Isabel Portella, fica em cartaz de 13 de dezembro de 2014 a 1º de fevereiro de 2015, com entrada franca.

SOBRE A COLÔNIA DE FÉRIAS DO MUSEU DA REPÚBLICA
O Museu da República promove desde 1986 uma Colônia de Férias dirigida ao público infantil. As colônias são sempre temáticas, pautadas no patrimônio material e imaterial, memória e museu. Os temas são trabalhados por meio de oficinas lúdico-pedagógicas, dinâmicas de grupos, brincadeiras e brinquedos, elementos essenciais à composição do mundo infantil. O programa é gratuito e desenvolvido anualmente, durante o mês de janeiro, direcionado em média a 50 crianças, de 7 a 11 anos, no horário das 13h às 17h, para a comunidade do Catete e adjacências e até mesmo outros bairros do Rio de Janeiro.

Em 2012, o tema foi “O Eleitor do Futuro”; em 2013, “Rio, Patrimônio da Humanidade; em 2014, “Energia”; e agora, em 2015, “Rio, 450 anos de História”. Várias são as atividades programadas: passeios a lugares referentes à história da cidade (marco da fundação, foz do rio Carioca, fortalezas na Baía de Guanabara), atividades plásticas direcionadas ao tema, apresentação de filmes e imagens que falem da evolução urbana, atividades de música e dança (será feito um baile no Salão Nobre). Além disso, recreação livre, e banho de mangueira, que ninguém é de ferro.

SERVIÇO

O olhar que recorta e recria o real 
Visita à exposição + desenho e construção de narrativas
Datas: 8, 13 e 29 de janeiro de 2015
Hora: Terças, às 15h, e quintas, às 10h
Número de participantes: máximo 20 pessoas
Duração: 1h30m
Ingresso: entrada franca

Visitas da colônia de férias do Museu da República
Dois grupos de 30 crianças inscritas na colônia
Data: 15 de janeiro
Hora: 13h às 14h30 e 15h às 16h30
Duração: 1h30m
Ingresso: entrada franca

 

Compartilhar: