Vídeo “Arte em Confinamento” | Projeto Um Novo Olhar

Video Arte em Confinamento - foto de Louise D'Elia

Está no ar a exposição em vídeo “Arte em Confinamento”, que é composta pelos trabalhos finais do Curso de Fotografia realizado pelos projetos Um Novo Olhar e Bossa Criativa – Arte de Toda Gente em conjunto com o Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa. Estão no vídeo 41 fotos de alunos que assistiram as aulas entre 2 e 17 de dezembro de 2020. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Editadas em série, as imagens mostram um interessante – e poético – recorte do momento peculiar que estamos vivendo devido à pandemia. O vídeo se inicia com uma introdução dos professores do curso, Pedro Teixeira e Diogo Alves. Em seguida, ao longo de seus menos de seis minutos de duração, alternam-se cenas que, em sua maioria, revelam certa intimidade em quartos, salas e janelas, que transmitem um certo clima implícito de limitação, seja pelos espaços vazios, personagens ou elementos.

O vídeo está disponível no site do Um Novo Olhar – www.umnovoolhar.art.br e, também, no canal Arte de Toda Gente, no YouTube.

O projeto Um Novo Olhar

O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. O trabalho integra o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em conjunto pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade.

Compartilhar: