Viagem à Aurora de Um Novo Mundo | Galeria B_arco

No ano em que completa 18 anos, a Galeria Virgílio ganha uma nova identidade. O local se une oficialmente ao b_arco Centro Cultural – com o qual já dividia espaço – e passa a se chamar Galeria b_arco. O curador de artes Renato De Cara, criador da galeria Mezanino e ex-diretor do Museu da Cidade de São Paulo, foi convidado para assumir a direção do novo espaço, ao lado da galerista e marchand Izabel Pinheiro, que fundou a Virgílio em 2002.

“A galeria sempre foi um espaço de entrada no mercado para jovens – e bons – artistas contemporâneos. Assim seguiremos. Queremos apresentar nomes surgidos a partir dos anos 1980 e até novas apostas, trabalhando com suportes e linguagens variadas, onde conceito e técnica se aliam, focados na excelência e nas questões contemporâneas”, afirma De Cara.

A  mostra “Viagem à Aurora de Um Novo Mundo” marca a reinauguração do espaço. Mais de 25 artistas participam da coletiva, entre nomes que já eram representados pela Virgílio e outros que foram convidados para integrar o time (assinalados com *). São eles: Adriana Rocha*, Alberto Bitar, Alexandre Ignacio Alves*, Armando Queiroz, Charles Lessa*, Claudio Matsuno, Danilo Oliveira, Denise Adams, Ernesto Bonato, Fernando Burjato, Junior Suci, Luiz Monken, Marcio Marianno*, Maria Andrade, Mariana Mattos*, Mariano Klautau, Marilia Del Vecchio, Maura Grimaldi, Michele Milan*, Monica Rubinho, Paulo D’Alessandro, Raquel Nava*, Renato Dib*, Reynaldo Candia*, Rogerio Barbosa e Ulysses Bôscolo.

Com curadoria de Izabel Pinheiro e Renato De Cara, a exposição tem título inspirado em uma obra de 1939 de Érico Veríssimo (Viagem à Aurora do Mundo), que mistura ficção científica, história natural e a decadente alta sociedade brasileira, aprisionada em uma terra de faz-de-contas.

“Em virada de década, depois de cem anos dos primeiros anos loucos, parece que nunca mais largamos este estigma. Nesta mostra, somos convidados a viajar por mentes brilhantes, que temos o privilégio de compartilhar e representar e, juntos, participar das transformações necessárias para seguirmos em frente, reinventando um novo mundo”, diz De Cara. Segundo ele, as pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, objetos, vídeos, performance e instalações que serão apresentadas na mostra nos ajudam a compreender um pouco mais desse nosso velho/novo mundo.

Compartilhar: