VEREDAS DO PATRIMÔNIO AUDIOVISUAL | Cinemateca MAM

Cinema realizado por mulheres é o foco central do ciclo em março. A premiada série Women Make Films revela a contribuição negligenciada por historiadores, imprensa e indústria quanto ao papel criativo e decisivo na evolução da arte cinematográfica. A série explora dezenas de arquivos fílmicos nos cinco continentes e apresenta o
trabalho de 183 diretoras desde o final do século 19 até a atualidade. Teremos ainda uma apresentação de Kate Saccone, coordenadora do The Women Film Pioneers Project (https://wfpp.columbia.edu), projeto que propõe produzir conteúdo sobre centenas de mulheres que trabalham atrás das câmaras no período do cinema silencioso. Duas conversas complementam as programações.

SEG 1 mar (gravado)
Mesa-redonda: A formação de profissionais em preservação na Universidade de Amsterdam e no EYE Filmmuseum. Com a participação de Ines Aisengart Menezes, Bárbara Rangel, Bernardo Bortolotti e Sara Gazini. Mediação José Quental (Cinemateca do MAM).

TER 2 mar, às 16h (ao vivo pelo Youtube e Facebook) Mesa-redonda: O legado de Máximo Barro. Com a participação de Fernanda Coelho, Arthur Autran e Luciana Rodrigues. Mediação Hernani Heffner.

SEX 26 mar – DOM 28 mar
Mulheres fazem cinema: um novo filme de estrada através do cinema (Women Make Film: A New Road Movie Through Cinema) de Mark Cousins. Grã-Bretanha, 2019. Série documental. 840’.  Legendas em português. Classificação indicativa: 14 anos

SEG 29 mar (gravado em inglês, com legendas)
Conferência de Kate Saccone sobre as origens e conquistas do The Women Film Pioneers Project. Mediação José Quental

Compartilhar: