Veredas do Patrimônio Audiovisual | Cinemateca do MAM

O MAM Rio exibirá gratuitamente a primeira sessão do projeto Veredas do Patrimônio Audiovisual na Cinemateca on-line, através de seu canal de Vimeo (www.vimeo.com/channels/cinematecadomam), nos dias 29, 30 e 31 de janeiro.

Serão exibidos “A Brilhante Biograph: Primeiras Imagens em Movimento da Europa”, com acompanhamento musical criado por Daan van den Hurk, e os documentários “O making of de The Brilliant Biograph” e “Santos Dumont: Pré-Cineasta?”, ambos de Carlos Adriano com classificação indicativa livre.

Integra a programação uma compilação recentemente restaurada, inédita no Brasil, de filmes da American Mutoscope and Biograph Co.: ‘A Brilhante Biograph: Primeiras Imagens em Movimento da Europa’ (1897-1902). Esses filmes foram rodados com a exclusiva câmara de grande formato Mutograph 68 mm, a 30 quadros por segundo, o que gerou imagens de extraordinária resolução. A sessão será complementada pelo o filme ‘Santos Dumont: Pré-Cineasta?’, do cineasta e pesquisador Carlos Adriano, maior nome do cinema experimental brasileiro contemporâneo, realizado a partir da reconstituição de um filme mutoscópio em versão a cartão de 1901, realizado em Londres com imagens do aeronauta Santos Dumont e localizado no acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

‘Veredas do Patrimônio Audiovisual’ tem como objetivo apresentar a diversidade e riqueza do patrimônio audiovisual brasileiro e internacional, com patrocínio master da Concremat e H.I.G. Capital e o patrocínio da Guelt Investimentos.

Compartilhar: