V Semana Nacional de Arquivos | Cinemateca MAM

Entre os dias 7 e 11 de junho, acontece a V Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional, que este ano tem como tema central Empoderando Arquivos. Como parte da programação, a Cinemateca do MAM apresenta o projeto Ouvindo Histórias – Depoimentos sobre a Cinemateca do MAM. Trata-se de um projeto de história oral que vem recolhendo depoimentos de diversos colaboradores que ao longo das últimas seis décadas e meia participaram da história da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Os entrevistados e entrevistadas são pessoas que fizeram parte dessa história: pesquisadores, programadores, professores, arquivistas, cineastas, funcionários da Cinemateca e do MAM, voluntários. Por meio do registro audiovisual desses depoimentos, busca-se construir parte da história da Cinemateca do MAM.

Durante a V Semana Nacional de Arquivos, será apresentada a primeira entrevista com o cineasta Walter Lima Jr. e, em seguida, quinzenalmente serão disponibilizados os novos depoimentos no seguinte endereço: vimeo.com/showcase/ouvindohistorias. Além disso, durante o evento, será registrada uma entrevista, ao vivo, com o diretor Cacá Diegues e serão realizadas duas mesas de discussão.

 

PROGRAMAÇÃO:

TER 08 JUN, às 16h (via Youtube e Facebook)

A participação em um programa de história oral: a importância do testemunho. Com participação de José Roberto e Walter Lima Jr. Mediação: José Quental.

TER 08 JUN, às 18h (Vimeo)

Lançamento da primeira entrevista do projeto ouvindo histórias. Depoimento de Walter Lima Jr.

QUA 9 JUN, às 16h (via Youtube e Facebook)

Entrevista com Cacá Diegues. Com participação de Hernan, Hernani Heffner, José Quental e  Juliana Maia.

QUI 10 JUN, às 16h (Vimeo)

História oral e patrimônio audiovisual: construindo a memória institucional. Com a participação de Fabián Núñez (UFF), Carlos Eduardo Marconi (Arquivo Nacional) e Luciana Heymann (COC/Fiocruz) Mediação: Juliana Maia.

 

Compartilhar: