UMA ESTRELA É UM FÓSFORO | CENTRO MUNICIPAL DE ARTE HÉLIO OITICICA

Abre a exposição Uma estrela é um fósforo no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, reunindo artistas de diferentes gerações que passaram pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ), dentre graduandos, egressos e docentes – como Gabriela Mureb, Mari Fraga, Mayana Redin e Ronald Duarte.

A premissa curatorial foi cruzar múltiplas narrativas acerca da produção artística e, de modo geral, criar um recorte da vasta produção de conhecimento por parte de pesquisadores que constituem a Escola de Belas Artes. A curadoria é de Agatha Fiúza, Emanuel de Almeida, Lorena Perassoli e Dinah de Oliveira – estudantes e professora da universidade – com colaboração de Rubens Takamine e assistência de Clara Borges.

A imagem da estrela surge como solução menos beligerante que o fogo e uma mirada para além da ruína. Ideias se movimentam rapidamente pelo espaço, são desejos que tomam forma e sentido. Dentre desejos, o de investigar estrelas.

Participam as artistas: Ágatha Fiúza, Ana Ferraz, Andréa Hygino, Camilla Braga, diego guayó, Elisa Glener, Gabriel Blazar, Gabriela Mureb, Hiata Bastos, iah bahia, Indigo Braga, Isadora Aventureira, João, Ju Angelino, Luísa Pereira, Mariana Parayzo, Mari Fraga, Mayana Redin, Mery Horta, Rafael Amorim, Ronald Duarte, Rubens Takamine, Sara Tostes e varone.

Compartilhar: