Tramas Culturais – Carnaval – Casa-Museu Ema Klabin

Sem uma data prevista para a  produção de uma vacina do novo coronavírus, o carnaval em 2021 foi adiado, juntamente com a possibilidade do abraço e afeto. Para falar sobre a relação entre as festas populares, sociabilidade e como o impedimento delas afeta a população e os artistas que nelas trabalham e que delas dependem, a Casa-Museu Ema Klabin promove o primeiro Tramas Culturais virtual com grandes especialistas no assunto.  Com o título “Carnaval e outras festas populares: impactos, memórias e cancelamentos” o Tramas Culturais acontece no dia 18 de novembro, às 17h, pela plataforma  zoom.  São 95 vagas, as inscrições gratuitas podem ser realizadas no site.

O encontro será ministrado pela jornalista Claudia Alexandre, ex assessora da Fundação Cultural Palmares (Brasília-DF); assessora de Comunicação do Museu Afro Brasil (SP); e da UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas) e pelo professor da Unifesp e músico Tiaraju Pablo D’Andrea.

Desse modo, se falará sobre os impactos subjetivos do distanciamento nos artistas e em sua capacidade criativa e também sobre os impactos materiais ocasionados pela falta de trabalho e perda de renda.

De acordo com os palestrantes, tanto o carnaval quanto a pandemia revelam aspectos até então escondidos da vida íntima de uma sociedade, sejam os de natureza política, econômica, religiosa, moral, entre outras. Entretanto, se uma é marcada pela confluência de agentes, corpos e intenções; a outra é principalmente caracterizada pelo distanciamento social, o que dificulta – ou move para novas práticas – os processos já estabelecidos de elaboração de festividades populares.

Compartilhar: