TOBINAGA | ATELIER SANITÁRIO

O Atelier Sanitário e o Bar Dellas convidam a todes para a abertura da exposição “Amaldiçoado no paraíso”, do artista Tobinaga, no dia 26 de setembro, quinta-feira, a partir das 18h. Com curadoria de Rubens Takamine, a mostra é uma realização conjunta entre dois espaços independentes de arte, situados na Gamboa, bairro histórico do Rio de Janeiro. Tobinaga apresenta um conjunto inédito de obras, primordialmente pinturas, embora despontem vestígios de escultura e instalação.

Neto de imigrantes japoneses, suas produções carregam referências de seriados Tokusatsu, animes, mangás, além de composições da publicidade e da internet interpeladas por cenas de um continente americano hiper-real. É por meio da justaposição de memórias, que o artista recupera o imaginário sociopolítico dos fluxos migratórios ocorridos entre o Japão e o Brasil ao longo do século XX. Nesse âmbito, Tobinaga traduz uma identidade profunda e complexa, diluindo binômios normalmente postos em oposição, tais como oriente e ocidente, analógico e digital, ficção e realidade, popular e erudito: um glitch que se traduz em pinturas ácidas, disruptivas.

Ora benção, ora maldição. Estamos situados ao centro de uma placa tectônica (Sul-Americana) onde não há colisões ou existência de vulcões ativos, terremotos, desastres naturais de grandes proporções – diferentemente de regiões como o sul da Europa, as ilhas do Pacífico e o Japão, localidades onde são comuns as atividades tectônicas. Aqui, sabemos bem que boa parte das tragédias são anunciadas. Os desastres provêm do descuido humano, dos desmontes do governo, da mesquinhez de quem muito têm mas pouco faz em benefício da população. A solidariedade está em escassez.  Existe fórmula para irromper a assepsia dessa “maldição” que nos tormenta?

Compartilhar: