Tinta Fresca – Experiências Gráficas e Feira de Publicações | Espaço Porto Seguro

O Espaço Cultural Porto Seguro abre as portas de seus ateliês gráficos para realizar o evento Tinta Fresca – experiências gráficas e feira de publicações, com uma programação gratuita de oficinas relacionadas ao universo das publicações.
Também haverá uma feira de editoras e artistas que exploram os limites do papel e da arte gráfica. É a chance de o público conhecer na prática técnicas de impressão, como xilogravura, gravura em metal, serigrafia, entre outras, e de encadernação artesanal.
A entrada é gratuita e a participação nas oficinas será por ordem de chegada, mediante senhas entregues no próprio espaço. Uma programação musical foi especialmente preparada para os dois dias de eventos com show de Luiza Lian e Charles Tixier com discotecagem de Tatá Aeroplano (no sábado) e banda Serapicos e discotecagem DiMangaba (no domingo).
Os ateliês do Espaço Cultural Porto Seguro estarão abertos com oficinas gratuitas sobre técnicas de xilogravura, estêncil, impressão com carimbos, encadernação, stickers, gravura em metal em quadricromia, impressão em 3D e serigrafia. O Porto FabLab, laboratório de fabricação digital que dispõe de equipamentos de última geração, funciona como suporte para que qualquer pessoa possa transformar uma ideia em objeto. A feira de publicações conta com uma seleção de livros, zines, pôsteres e gravuras de em torno de 60 editoras e coletivos artísticos.
“A realização de uma feira com publicações independentes, aliada aos ateliês experimentais, concretiza nossa proposta de ser uma plataforma para as mais diversas manifestações artísticas e culturais, um lugar de encontro e difusão do conhecimento”, fala Ângela Barbour, diretora executiva do Espaço Cultural Porto Seguro.
O evento Tinta Fresca é uma parceria do Espaço Cultural Porto Seguro com a Lote 42, editora paulistana independente, que organiza a feira anual Miolo(s) na Biblioteca Mário de Andrade e também mantém a Banca Tatuí, espaço de publicações independentes no centro de São Paulo, que distribui o trabalho de mais de 140 editoras e artistas.
Para os organizadores, o ponto forte de ações como essa é a possibilidade que todos os visitantes tem de conversar com editores presentes. “A Tinta Fresca é uma oportunidade para as pessoas experimentarem gratuitamente diferentes técnicas relacionadas à criação de publicações impressas. Isso poderá despertar no público o desejo de querer fazer suas próprias artes gráficas ou enxergar de maneira mais aprofundada a crescente produção brasileira desse segmento artístico”, explica João Varella, sócio da editora Lote 42 e da Banca Tatuí.

Compartilhar: