TERRITÓRIO AUTORAL | CASIERE + GALERIA CARBONO

A relação intrínseca entre arte e design produz um terreno fértil para interações múltiplas. Nesta colaboração, Casiere e Galeria Carbono propõem uma mostra-diálogo apresentando obras de diferentes vertentes e épocas, de relevantes artistas e designers contemporâneos.

Para além da provocação visual-estética, a mostra flerta com questões atuais, sociais e singulares, inerentes ao processo de cada artista. O resultado é uma coexistência de diversos universos que refletem a criatividade contemporânea e a importância  do capital humano autoral.

A arte e o design, tão intrinsecamente inseridos em nosso cotidiano, emergem como alquimistas da vida contemporânea. Nas dobras sutis – de tempo e espaço, períodos e vertentes, estilos e técnicas –, a realidade se alinha com a imaginação, além das superfícies, formas e contornos, e nos leva além. Casiere e Carbono Galeria propõem uma mostra-diálogo sobre o território autoral, onde criatividade, expressão e significado se entrelaçam para desafiar as fronteiras criativas que, por vezes, classificam arte e design como áreas opostas e estanques.

A estética-função, embora importante, não é o único foco das criações expostas. Questões atuais e pessoais – em múltiplos planos, intrínsecas ao processo e à  narrativa de cada artista e designer – se unem para propor um processo de reflexão pessoal e com o coletivo. Conexão, aqui, ganha vida para desvendar os fios invisíveis que tecem as teias da criação, numa fusão audaciosa de 10 diferentes nacionalidades, onde encontros se costuram para transcender e pontuar o espaço que se abre entre o que é e o que poderá ser.

Nesta proposta, a diagonal surge como um fio de Ariadne, guiando-nos por um labirinto de olhares. É uma jornada sem destino fixo, movida por diversas intersecções criativas entre passado, presente e futuro. A inovação está na união intuitiva convergente-divergente. Um chamado para refletirmos, como um ato de revolução, sobre como cada obra de arte e design guarda em si um fragmento evolutivo. Uma exploração criativa que nos inspira um olhar mais sensível e crítico, para que os conceitos de ser, viver e conviver atravessem novas possibilidades de existência.

Curadoria Lucie Alessi e Leonardo Lague

Expografia da Arquiteta Lídia Maciel

Texto Expografia Vitrine

A ESSÊNCIA DO DESENHO AUTORAL

POR LÍDIA MACIEL

Indo além de seu significado puramente gráfico, o desenho se revela como uma linguagem multifacetada, capaz de transcender fronteiras e estabelecer relações significativas entre arquitetura, arte e design.

Na expografia assinada por Lídia Maciel, uma instalação de panos translúcidos em tecido cria um jogo de camadas sutis que redefinem os espaços. Os caminhos entre os campos criativos ganham profundidade. A arquiteta propõe um percurso reflexivo sobre até que ponto essas esferas artísticas se aproximam, se afastam ou se tornam uma só. Lidia integra e articula no seu projeto diferentes particularidades. Arte é construção, é expressão. É o fazer mudando a forma.

Compartilhar: