Território, Arte e Tecnologia | Espaço Oscar Niemeyer

 O Espaço Oscar Niemeyer recebe, de 04 de outubro a 07 de novembro, a exposição “Território, Arte e Tecnologia”, idealizada pelo Vilarejo 21. 

 Com curadoria de Marcela Campos, a mostra reúne 34 artistas de diferentes linguagens e trajetórias, e propõe um mergulho nas conexões entre corpo, espaço e experimentação tecnológica, explorando como a arte contemporânea reinventa modos de habitar, criar e pensar o território.

 A singularidade da exposição está no encontro entre três eixos fundamentais: território, arte e tecnologia que, ao se entrelaçarem, tensionam fronteiras, ocasionam outras formas de ocupação artística e ampliam os diálogos entre o homem-máquina, ancestralidade, resistência e cultura digital. Essa convergência resulta em trabalhos que vão da memória aos aparatos tecnológicos, do gesto artesanal à programação eletrônica, apresentando um panorama da produção artística no Distrito Federal.

 A abertura acontece no dia 04/10, às 15h, no coração da Praça dos Três Poderes, e convida o público a uma experiência imersiva de múltiplas vozes e perspectivas, com trabalhos que transitam entre linguagens como vídeo, instalação, objetos, esculturas, impressões, textos e sonoridades. A vernissage contará com uma performance do coletivo FRENTE POPULAR MARMITA-LIVRO. 

 Três artistas serão premiados com um incentivo à produção no valor de R$ 3.500.00 (três mil e quinhentos reais), com base em uma votação pública presencial, realizada ao longo da exposição.  

 Durante o período expositivo, serão oferecidas atividades de arte-educação, ações de formação de público, e recursos de acessibilidade, como audiodescrição e Libras, garantindo inclusão e democratização do acesso à arte.

 Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), a exposição coletiva é resultado do projeto “Território, Arte e Tecnologia”, o qual em convocatória aberta e gratuita selecionou 35 artistas do DF de mais de 20 Regiões Administrativas. 

Artistas participantes:

Adriane Kariú, Afro Honey, Antony, Ave Dufy Pyva, Cássia Olivier, Creuza Nery, Daniel Lopes, Dona Dora, Elyna, Felipe Alencar, Fernanda Azou, Fernando Pericin, FRENTE POPULAR MARMITA-LIVRO, Gentio Tapuio, Helena Dalbone, Henrique Farage, Hizes, Isadora Jochims, João Quinto, José de Deus, Juliana Almeida, Leopoldo Wolf, Lídice Silveira, Lind Vieira, Luiza Paiva, Mão, Meraki, Nathan Balzani, Patricia Bagniewski, Pêá Castro Alves, Tainha, Taís Aragão, Thalita Perfeito e Thiago Granai.

Compartilhar: