Teerã-São Paulo | Lona Galeria

A mostra de videoarte Teerã-São Paulo é um intercâmbio entre artistas iranianos e brasileiros que usam o vídeo em suas criações artísticas. Está focada nas transformações através do intercâmbio de artistas baseados em Teerã e São Paulo, e nas suas criações e metodologias artísticas.

Teerã-São Paulo acontece na Lona Galeria entre 17 e 19 de outubro, dentro do projeto Cine Lona, e na galeria Platform 3, na capital iraniana, entre 11 e 17 de outubro, através da produtora Paadmaan Projects. Serão exibidos seis vídeos brasileiros e seis iranianos dos seguintes artistas: Clara de Cápua, Caíque Poi, Gabriel Pessoto, Jp Accacio, Luanna Jimenes, Luiz83, Rouzbeh Akhbari, Hamed Dehqan, Amir Farsijani, Shaghayegh Kamyar, Azin Shahriyari e Sahar Te. A curadoria e organização são de Ivi Brasil e Foad Alijani.

Mais de 12 mil quilômetros separam as duas cidades, além de grandes diferenças culturais, sociais e geográficas. Porém, Teerã e São Paulo são metrópoles superpopulosas e com inúmeras semelhanças comuns no mundo contemporâneo, como diversidades cultural e étnica, poluição, gentrificação e corrupção entre outras. O que os 12 artistas selecionados articulam através de seus trabalhos é uma comunicação para apoiar o desenvolvimento de diálogos entre eles e suas cidades.

No sábado (19/10), também será lançado o livro Arouche, uma foto biografia, na Lona Galeria. O livro que apresenta a imersão dos artistas Zeca Caldeira, Julio Dojcsar e Cesar Meneghetti, integrantes do coletivo casadalapa, na comunidade LGBT+ do Largo do Arouche. Em meio à ocupação da praça, um estúdio fotográfico registrou os corpos que se organizam, dançam, brincam, preservam e fazem o Arouche existir.

Compartilhar: