Tarsilinha do Amaral | Live MASP

Tarsila do Amaral Composição (Figura só), 1930 Comodato MASP Ronaldo Cezar Coelho Foto: Eduardo Ortega

Na quinta, dia 28, a live será com Tarsilinha do Amaral, advogada, sobrinha-neta da artista e representante do espólio de Tarsila do Amaral, e Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP. Eles irão conversar sobre a vida e a obra de Tarsila e a respeito do sucesso da exposição individual dedicada à modernista no MASP (que teve curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, curador no museu). O MASP pretende, assim, expandir diálogos sobre o mesmo tema.

“Composição (Figura só)” (1930), de Tarsila do Amaral (1886-1973), é o trabalho escolhido para a campanha de desenhos do MASP desta semana. A obra fez parte de “Tarsila popular”, que, em 2019, se tornou a exposição mais vista da história do MASP com público recorde de 402.850 visitantes.

A título de curiosidade, o MASP é, hoje, o museu com maior número de pinturas de Tarsila. Integram essa coleção: “Trabalhadores” (1938), “Porto I” (1953), “Autorretrato com vestido laranja” (1921), “Estudo (Nu)” (1922), cedidas em comodato pelo Banco Central; e “Composição (Figura só)”, cedida ao museu por três anos pelo colecionador Ronaldo Cezar Coelho.

Aqueles que quiserem participar da próxima etapa da campanha deverão publicar seus desenhos no Instagram marcando o @masp e utilizando a hashtag #maspdesenhosemcasa até as 23:59 de sábado, dia 30. No domingo, dia 31, o museu irá postar alguns desenhos selecionados na mesma rede social e os autores receberão um vale Amigo MASP grátis. Podem participar tanto adultos quanto crianças com obras digitais ou feitas sobre papel.

Compartilhar: