O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) anuncia a edição de fevereiro do programa Super Sábados no MAM Petrobras, que será realizada no próximo dia 15, das 14h às 18h30. Desta vez, o tema da ocupação é de carnaval, com oficina de máscaras, cortejos de blocos e bate-bolas e apresentação dos Filhos de Gandhi.
“Os Super Sábados no MAM Petrobras são uma plataforma de ações permanentes que conectam o interior ao exterior do museu, nos permitindo mostrar ao público que a experiência de arte e cultura acontece tanto dentro quanto fora do edifício. O programa aproxima o MAM Rio de agentes culturais de toda a cidade, fortalecendo o diálogo entre a instituição e expressões artísticas diversas como o teatro, a música, a dança e a performance. O que já é uma prática de décadas do MAM Rio, mas o projeto atualiza essa tradição buscando engajamento com novos indivíduos e coletivos”, observa Pablo Lafuente, diretor artístico do museu.
Confira a programação completa da edição de fevereiro:
14h, oficina de máscaras de bate-bolas com Turma Fascinação
Reconhecidos como patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro, os bate-bolas celebram a vida, a liberdade e a criatividade. Nessa oficina, a Turma Fascinação, de Oswaldo Cruz,
convida o público a criar máscaras que fazem parte de suas fantasias vibrantes, mantendo viva essa tradição.
15h, cortejo do bloco Império Colonial
Estreitando a relação com o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, que emprestou obras de Arthur Bispo do Rosário para a exposição “Formas das águas”, o Super Sábados no MAM Petrobras convida o Bloco Império Colonial, da Colônia Juliano Moreira, para uma ocupação no museu, promovendo a interação e o protagonismo dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial.
16h, cortejo de bate-bolas com Turma Fascinação
Após a oficina, os bate-bolas da Turma Fascinação fazem um cortejo trazendo a energia do samba e da percussão, além da tradição cultural do subúrbio carioca.
17h, apresentação e cortejo Filhos de Gandhi
Fundado em 1951 por um grupo de estivadores do Rio de Janeiro e membros do culto ao candomblé e ogans tradicionais da Bahia, o Afoxé Filhos de Gandhi expressa a força da cultura afro-brasileira. Seu ritmo é guiado por atabaques, agogôs e xequerês.
As exposições “Formas das águas” e “Uma história da arte brasileira” seguem abertas à visitação pública.