STELA BARBIERI E FERNANDO VILELA | ESPAÇO CULTURAL PORTO SEGURO

Em Paisagens Gráficas, com curadoria de Cauê Alves e Guilherme Wisnik, os artistas visuais Stela Barbieri e Fernando Vilela apresentam exposição conjunta que reúne obras em diferentes linguagens – desenho, pintura, gravura, fotografia, livro de artista e colagens.
O conjunto de trabalhos forma uma narrativa visual contínua ao construir uma linha de leitura ao longo de cerca de 50 metros de parede do espaço expositivo. O público poderá percorrer a grande paisagem, passando por climas, temperaturas, diversas soluções plásticas, ora mais cromáticas, ora mais gráficas.
Stela Barbieri opera com diferentes linguagens: instalações, desenhos, colagens e pinturas. Nas instalações, cria paisagens que convidam as pessoas a transitarem entre obras bidimensionais, objetos e estruturas. Em seu trabalho, destacam-se o aspecto orgânico e a invenção de procedimentos e operações plásticas, como o desenho com lãs embebidas de tinta que são puxadas sobre a superfície do papel com estruturas de metal, ferros e vidros soprados, onde líquidos se encontram em movimento dentro dessas estruturas.
Fernando Vilela é um artista que trabalha com diversos procedimentos e linguagens, com destaque para o uso da xilogravura e da fotografia integrados à paisagem urbana, assunto recorrente em sua obra. O olhar de Fernando na cidade é atraído por estruturas arquitetônicas e gráficas como pontilhões, postes e fios de luz, paredes de prédios, janelas, entre outros elementos da malha urbana das grandes cidades. A mistura da gravura com a fotografia ou da gravura com a pintura é uma das características de suas obras, que também contempla livros de artistas, instalações e objetos tridimensionais.

Compartilhar: