Simon Fernandes | Galeria REFRESCO

O artista visual Simon Fernandes apresenta a mostra solo “Primeiro Encontro, Último Encontro” na Galeria REFRESCO, no bairro de Santo Cristo, no Rio de Janeiro. A exposição conta com a curadoria e texto de Daniela Avellar.

O projeto “Primeiro Encontro, Último Encontro” teve início em 2019, como uma expansão dos estudos do artista cearense em linguagem computacional – javascript – e ao mesmo tempo como uma vontade de explorar volumes, texturas, espaço e fenômenos sociais no ambiente digital.

“Era uma vontade de esculpir usando palavras, códigos e luz”, afirma Simon Fernandes, que usa diferentes mídias, como a arte sonora, a escultura e a linguagem computacional, articulando disjunções e conexões entre espaço, materialidade e consumo no contexto do capitalismo contemporâneo.

Uma mostra, dois espaços

Na web, tem uma vídeo-instalação com 12 salas que podem ser acessadas e navegadas via browser (https://simonfernandes.xyz/). E as obras estarão à venda, via NFT, na plataforma Foundation (myfoundationapp.com). Na galeria REFRESCO, a experiência de navegação é modificada, estabelecendo um vínculo com o espaço expositivo e, além das salas digitais, serão apresentadas também uma série de esculturas feitas com componentes de telas de LCD quebradas.

Compartilhar: