Silvia Veludo | Galeria Marcelo Guarnieri

A Galeria Marcelo Guarnieri de São Paulo apresenta a exposição individual da artista Silvia Velludo. Intitulada Autorretrato com iPhone 5c, a mostra exibe uma série de pinturas produzidas pela artista nos últimos três anos.
Velludo iniciou o seu processo de trabalho se fotografando em diversas superfícies reflexivas – espelhos e vidros – a partir de inúmeras imagens feitas com a câmera do celular. Selecionou algumas dessas selfies para então transpô-las a um segundo suporte: a pintura. Diferente da fotografia, a pintura nos dá um outro tempo, a morosidade do feitio se choca com a rapidez da captação fotográfica.
A artista torna-se refém de si ao procurar incessantemente o seu reflexo. Essa compulsão por objetos e ações seriadas já aparecia em sua produção anterior – Há sempre um poema em cada fotograma – na qual a artista selecionava pequenos fragmentos de suas fotografias, que então eram reprocessadas e davam origem a outras milhares de imagens. Uma cena rural qualquer continha um banco, um lixo, uma multidão, um pássaro, uma montanha, uma árvore, uma poça d’água, um objeto de difícil identificação. Essa ação era uma tentativa de esgotar os assuntos presentes em uma imagem e de achar elementos que pouco importam em uma primeira visão.
O mesmo acontece nessa nova série, já que a galeria de retratos proposta por Velludo torna-se, em determinado momento, secundária, importando as cenas e objetos que até então eram apenas coadjuvantes.
As telas de Autorretrato com iPhone 5c poderão ser vistas na Galeria Marcelo Guarnieri até o dia 10 de outubro.

Compartilhar: