Sergio Fingermann | 47ª Chapel Art Show

Em sua 47ª edição, o Chapel Art Show, com a curadoria de Adriana Rede, homenageia um dos expoentes da arte contemporânea brasileira, tanto pela sua capacidade intelectual quanto por sua trajetória criativa que perdura por mais de quatro décadas: Sergio Fingermann.

Pintor, desenhista, gravador e professor, estudou arquitetura no Brasil, pintura e desenho na Itália, sendo também discípulo de grandes nomes da arte brasileira, como Yolanda Mohalyi e Renina Katz. Conheceu Tarsila do Amaral enquanto criança e se tornou seu amigo. Como bem registra a curadora Adriana Rede, “apesar de seu lado poeta, Sergio acredita sim, na prática, na labuta, no planejamento do trabalho e no estudo sobre o tema. No intervalo de tempo entre o fazer artístico, ele pensa”. O artista mantém os sentidos atentos em uma tentativa de entender o mundo e sua beleza.

“O resultado de tanto pensar é que tanto o conjunto de sua obra, como cada uma, individualmente, nos faz conversar com nós mesmos”, diz Adriana Rede.

Para a 47ª Chapel Art Show, a curadora reuniu cerca de 115 obras de Sergio Fingermann, talvez a mais ampla exposição já montada sobre o artista em terras paulistanas. Suas séries Teatro do Mundo, Se noite fosse água, Elogio ao Silêncio, estão representadas na mostra.

Dando procedimento à tradição do show, todos os alunos da Chapel School terão oportunidade de visitar a coletiva e participar em atividades desenvolvidas pelo Programa Educativo do Art Show, específico para sua faixa etária. Em conjunto com a coordenação curricular de artes, professoras do departamento e diretoras, propõem reflexão e prática sobre as artes visuais, fazendo com que os alunos aproveitem essa galeria de arte contemporânea montada dentro da escola.

Compartilhar: