Semana de 21 | Instituto Artium

Construído para ser a residência do primeiro cônsul da Suécia, em 1921, o palacete histórico localizado na Rua Piauí, 874, em Higienópolis, abriga agora o Instituto Artium, importante espaço cultural que contempla exibição de exposições de artes plásticas e cursos gratuitos voltados à formação de público de baixa renda. A mostra que inaugurou o local e permanece em cartaz até 24 de outubro é Semana de 21, cujo nome remete a uma comparação estética da arquitetura do edifício que abriga o Instituo, construído há 100 anos, e a atual produção de artistas contemporâneos que participam da mostra. A entrada é gratuita e o espaço expositivo se organiza em duas salas internas e jardim externo.

A exposição é guiada por uma produção atual de artistas de diversas gerações que fazem uso de diferentes suportes e promovem uma reflexão do momento atual e do retorno à normalidade em um mundo pós-pandêmico. “A Semana de 21 é uma exposição que celebra a diversidade de linguagens e mídias, sem uma proposta de coesão visual ou de conteúdo, que representa a enorme complexidade do mundo atual por meio de obras de 18 artistas”, afirma Alberto Simon, curador da exposição.

Semana de 21 tem obras dos artistas Adriano Costa, Alexandre Canonico, Bruno Baptistelli, Cleo Dobberthin, Daniel Albuquerque, Dudi Maia Rosa, Erika Verzutti, Fabio Miguez, Leda Catunda, Marcelo Cipis, Marcius Galan, Maria Noujaim, Paula Scavazini, Pedro Caetano, Renata De Bonis, Renata Lucas e Thomaz Rosa.

Mariana Abuzaid, gerente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Comgás, comenta a relação da empresa com a mostra: “A Comgás, nos últimos anos, vem atuando no fomento à cultura, esporte e inclusão. Apoiar a exposição Semana de 21 representa o nosso compromisso de transformar a vida das pessoas por meio do acesso à cultura e à história”

Compartilhar: