Sagrada Familia, Familia Sagrada | Museu de Arte Sacra de São Paulo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, celebrando os festejos de final de ano, inaugura a sua mostra de presépios de 2016 “Sagrada Família, Família Sagrada”, com curadoria de Francesca Alzati.
Nesta edição, os conjuntos estarão expostos tanto nas dependências do MAS/SP como na sala MAS Metrô Tiradentes, um anexo da instituição localizada dentro da estação Tiradentes do Metrô, contando com 22 presépios montados e idealizados por 30 convidados da curadora, dos mais diversos backgrounds, como designers, empresários, estilistas, jornalistas, arquitetos, artistas plásticos, colecionadores e nomes da sociedade. A mostra busca apresentar o valor da simplicidade e da união da família por meio das mãos e dos sentimentos de seus convidados, resultando em montagens em que valores pessoais, crenças, lembranças e emoções, humanizam o sentimento do Natal em nosso cotidiano.
Com sua sensibilidade e expertise, Francesca Alzati fez o convite a alguns amigos para que eles trouxessem ao Museu de Arte Sacra de São Paulo suas próprias peças e nelas pudessem retratar como veem as bases de cada família, seus valores e crenças, tudo que lhe é sagrado. “O Presépio, intenso como a Sagrada Família, sempre fez parte da nossa história e o resgate dele é imprescindível para reconstruir valores. Células para um mundo melhor, as famílias são o ponto de partida das nossas sociedades” define a curadora.
Em uma proposta diferenciada, a curadora reuniu obras de diversas técnicas como terracota esculpida a mão, materiais têxteis como tapeçaria, cenográficos e também contemporâneos como TOY ART. Uma grande mistura que retrata a miscigenação de São Paulo, com histórias, estilos e diversas culturas, ou seja, a típica cidade cosmopolita.
Essa mistura também pode ser vista nas representações da sagrada família, o que provoca outra reflexão com relação a fazermos sempre o melhor e não deixarmos para aplicar e demonstrar isso apenas em determinadas ocasiões. A sagrada família no presépio é o foco e o que a une é sua afetividade. A expressão dessa afetividade é extremamente importante nos dias de hoje e pode assumir diferentes faces, o importante é que os valores da sagrada família sejam mantidos, que são os mais intensos e mais puros, são fortíssimos.

“Não pode existir família, se não há amor incondicional. ”

Francesca Alzati

Compartilhar: