Rubens Gerchman: com a demissão no bolso | EAV Parque Lage

No dia 10 de janeiro de 2021 se celebra o 79º aniversário de Rubens Gerchman (1942-2008), fundador da escola que geriu a instituição entre 1975-1979. Por essa ocasião, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em parceria com o Instituto Rubens Gerchman, oferece um presente exclusivo: o documentário “Rubens Gerchman: com a demissão no bolso”. ASSISTA AQUI!

Rubens Gerchman concebeu a EAV Parque Lage como um “espaço de emergência, espaço de resistência”, uma escola livre de arte, “uma pequena fissura” num país ainda sob ditadura. Gerchman foi um artista plástico carioca, ligado a tendências vanguardistas como a pop art, e influenciado pela arte concreta e neoconcreta. Seu interesse pelo cotidiano se manifestava tanto em seus trabalhos de arte quanto nas aulas que ministrava na escola. Durante sua gestão, a escola se destacou como espaço experimental de resistência pedagógica.

O filme, dirigido por Bernardo Pinheiro Motta e Pedro Rossi, foi produzido para a exposição “Rubens Gerchman – Com a demissão no bolso”, com curadoria de Eugenio Valdés Figueroa e Clara Gerchman, que aconteceu na Casa Daros em 2014. O ponto de partida são os vídeo-depoimentos de Rubens Gerchman sobre seu período à frente da EAV Parque Lage, intercalados por registros audiovisuais da época, além de depoimentos de amigos e parceiros do artista, como Hélio Eichbauer, Heloisa Buarque de Hollanda, Carlos Vergara, Roberto Magalhães, Sérgio Santeiro, Xico Chaves, Rosa Magalhães, Frederico Morais, Luiz Ernesto, Jards Macalé, Bernardo Vilhena e Walter Carvalho.

Esta exibição online exclusiva faz parte da parceria entre EAV Parque Lage e o Instituto Rubens Gerchman que no dia 12 de dezembro lançou no Salão Nobre da EAV a publicação “Espaço de Emergência, Espaço de Resistência – Escola de Artes Visuais do Parque Lage 1975/1979. Uma experiência radical e coletiva idealizada e dirigida por Rubens Gerchman” , marcando o 5º e último ciclo do Seminário Emergência e Resistência – Pedagogias Radicais”  – série de encontros online abertos e gratuitos sobre pedagogias experimentais no ensino das artes.

 

Compartilhar: