Rose Sergio | EAV Parque Lage

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage inaugura Gênese, da artista Rose Sergio. Sob curadoria de Adriana Nakamuta, a mostra celebra a geração de alunos artistas da escola.

Da ideia de origem, desenvolvimento de elementos e geração, Gênese foi a palavra escolhida para a produção artística de Rose Sergio. Artista formada pela EAV, Sergio tem uma biografia cultural que se inicia na Escola de Música Villa-Lobos, em 2009, e perpassa pela participação em projetos especiais da EAV como o “Encontro com Artistas”, quando descobriu seu interesse pelo processo plástico-visual e criativo. Motivada por esses encontros, ao concluir, ela ganhou uma bolsa para estudar pintura e, desde então, já foi assistente dos professores Chico Cunha e Alberto Saraiva. 

Nesta exposição, as obras de Rose proporcionam janelas de memórias e imagens de um inconsciente indecifrável. Em um processo bastante intuitivo, a artista se deixa guiar pelas próprias formas que as camadas pictóricas vão formando, desenvolvendo e proporcionando matéria. Em resumo, seu processo pode ser definido como um fazer guiado pela expressão plástica de uma das principais matérias da pintura: a tinta. 

“Ao convidarmos Rose Sergio para nos brindar com janelas de sonhos, memórias e fantasias pictóricas, inauguramos o calendário expositivo da Galeria EAV em 2023. O espaço celebra a geração de alunos-artistas da escola, fortalecendo nosso campo de ensino e nosso propósito expositivo de tornar públicas a pesquisa e a prática desenvolvidas nesse importante território da arte que é a Escola de Artes Visuais do Parque Lage”, afirma a curadora Adriana Nakamuta.

A importância da trajetória artística de Rose também pode ser destacada com a conclusão do mestrado em Patrimônio e Arte Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Patrimônio e Cultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, cujo tema de pesquisa foi a pichação como um movimento de resistência cultural. 

“Gênese” integra o Plano Anual de Atividades da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Compartilhar: