Rodrigo de Castro | DAN Galeria

Rodrigo de Castro, sem título, 2021

A construção de obras através de cores, estabelecendo entre si um diálogo harmonioso que remete aos acordes musicais é característica marcante dos trabalhos do artista Rodrigo de Castro. Um conjunto inédito de pinturas e gravuras do artista, editadas em parceria com a Papel Assinado, será exibido a partir de 21 de agosto na DAN Galeria na exposição Impressões cromáticas .

Há quase 20 anos longe do processo da serigrafia, Rodrigo de Castro foi convidado pela Papel Assinado, editora de gravuras dos principais artistas brasileiros, a desenvolver dois álbuns com as suas obras impressas. “A proposta inicial era o lançamento de um álbum de gravuras ao término da exposição em homenagem ao meu pai em 2020. Depois se tornou algo maior, agora são dois álbuns e uma exposição com muito mais conteúdo, mais obras, ocupando toda a galeria”, explica o artista.

Ao todo, serão exibidas 31 gravuras, dez delas, com 40x30cm de medida, compõem um dos álbuns, com texto crítico de Enock Sacramento. O outro traz 13 gravuras de 65x55cm e texto de Fabio Magalhães. As demais gravuras são avulsas e possuem tamanho de 140x40cm. “Rodrigo de Castro evidencia uma inegável poética da precisão ao realizar um trabalho profundamente elaborado, que valoriza a pesquisa, o projeto e a medida sem, contudo, negligenciar a intuição, a espontaneidade e a invenção”, pontua Enock Sacramento.

Nascido em Belo Horizonte e estimulado desde cedo pelo pai, o escultor Amilcar de Castro, os primeiros desenhos e pinturas de Rodrigo já sinalizavam seu interesse pela linha, pelas figuras geométricas e áreas de cor. Na DAN, novas cores, formas e ritmos elaborados pelo artista também estão representadas em dez pinturas sobre tela e papel de tamanhos distintos, que compõem a mostra. “Ao passar dos anos, você vai encontrando, descobrindo e querendo novas relações de cores, então essa mudança vai se refletir no trabalho mais recente. Eu sempre faço um paralelo com a música, porque o que busco com meu trabalho são acordes de cores, notas diferentes para compor determinada obra”, explica Rodrigo de Castro.

A mostra ainda apresenta um documentário sobre o artista, elaborado por Pedro Paulo Mendes e Silva. O vídeo de 15 minutos reúne depoimentos de outros artísticas, críticos e personalidades, além do próprio Rodrigo, e será exibido na exposição e posteriormente no canal de YouTube da DAN Galeria. “Rodrigo de Castro tem um trabalho de uma elegância, sofisticação, acabamento e perfeição na conexão de cores. Eu o admiro e acho seus trabalhos belíssimos”, comenta Pedro Paulo.

Compartilhar: