Rochele Zandavalli | Calafia Art Store

Nosso lugar ao Sol, Rochele Zandavalli

Em Gesto sem fim Rochele Zandavalli reúne uma seleção de 30 obras originais em pequenos formatos e 4 grandes ampliações fotográficas. São cinco séries e mais alguns trabalhos isolados que representam o percurso de produção da artista desde 2013.

A mostra é o primeiro evento de abertura da Calafia Art Store desde o início da pandemia em 2020. Em novo espaço físico, a galeria dispõe de ventilação abundante e alguns protocolos para garantir a segurança de todos: serviço de bebida e alimentação somente na área externa, além do uso obrigatório de máscara.

Rochele trabalha com fotografia: foge do registro e não se interessa pelos cânones da fotografia purista. Seu olhar parece mais atento à representação, em revelar a alma de cada um dos objetos retratados.

Em boa parte da sua produção, a artista transita incansavelmente por questões da memória e transformação. Na série “A primeira a sumir”, por exemplo, fala sobre o apagamento feminino, incorporando o crochê às fotografias antigas apropriadas. Logo o crochê, que por tantos anos foi um instrumento de controle e domínio do corpo feminino dentro do ambiente íntimo, aqui é retomado como objeto de resistência ao apagamento destas mulheres na esfera pública.

Em todos os trabalhos, no entanto, podemos observar o gesto obsessivo de busca, de pesquisa, de olhar para a passagem do tempo e da memória, mas também de buscar os espaços ou lapsos de felicidade.

No dia 5 de outubro, terça-feira, às 16h, Rochele Zandavalli e a convidada Tuane Eggers se reúnem na sala expositiva para uma live no Instagram da Calafia (@calafiaartstore). No bate-papo falarão um pouco sobre os trabalhos em exposição e seus desdobramentos.

Nosso lugar ao Sol, Rochele Zandavalli

Compartilhar: