Rio de Ontem, Rio de Hoje | Centro Cultural Light

O Centro Cultural Light, no Rio de Janeiro, exibe virtualmente, a partir de hoje, 5 de março – em comemoração ao aniversário da cidade – uma exposição artística sobre as transformações do Rio de Janeiro ao longo das décadas. A visitação pode ser feita de forma gratuita, no site museulight.com.br.

A exposição “Rio de Ontem, Rio de Hoje”, coloca o visitante diante de um Rio de Janeiro em várias épocas, por meio de fotografias que são parte do Acervo Empresarial da Light, espaço que mantém preservada uma rica coleção de imagens, filmes, revistas e documentos de diferentes épocas.

A mostra contará com fotografias de Augusto Malta, primeiro fotógrafo da Prefeitura do Rio e o principal da evolução urbana da cidade nas primeiras décadas do século XX, que documentou as radicais reformas urbanísticas promovidas na época. As fotos da exposição promovida pelo Centro Cultural Light vão retratar a capital de uma jovem república do hemisfério sul, até imagens dos anos 50, 60 e 70.

Também exibirá fotografias de profissionais, como Gérson Gea e Otacílio Monteiro, que inicialmente haviam sido contratados para realizar o registro fotográfico de instalações técnicas e a cobertura das entregas da Light. Mas com o passar do tempo, ao mesmo tempo em que realizavam seu trabalho, capturavam o cotidiano da cidade, preservando um fragmento do passado de seu povo.

Além das imagens do acervo, a mostra vai trazer ao público, uma releitura dessas imagens antigas, por meio do olhar do fotógrafo contemporâneo Luan Citele, que vai revelar uma cidade vivendo momentos atípicos provocados por uma pandemia global. As fotografias monocromáticas de Luan dão a sensação de que um passado de alegria e festividade ainda reside no Rio, e que, a cidade, aguarda pacientemente para se revelar, no momento certo, mostrando mais uma vez o sorriso da população escondido hoje por máscaras.

Compartilhar: