Ricardo Woo | Nós Galeria

Depois de um hiato de quase oito anos, o pintor, desenhista, ceramista, performer e arquiteto Ricardo Woo volta a São Paulo com uma exposição individual na nova Nós Galeria, na região central da cidade. Intitulada “Matéria Humana”, a mostra será inaugurada na noite de quarta-feira, 02/02/2022, e contará com uma performance especial do artista. Estarão na exibição esculturas feitas em cerâmica vitrificada e desenhos mixed médium (em carvão e tinta acrílica) sobre papel de sua produção recente.

Radicado em Nova York há mais de 25 anos, Woo leva à Nós Galeria uma ocupação que encerra a sua temporada no Brasil, depois de algumas exposições e happenings que ele tem realizado na Bahia. No dia seguinte à abertura de “Matéria Humana” na capital paulista, ele volta para os Estados Unidos, onde trabalha e vive com a família. No entanto, com uma regularidade quase anual o artista passa algumas semanas no litoral Sul da Bahia, onde mantém o ateliê Dragão Baiano em um sítio localizado em Mogiquiçaba.

“Ricardo é um homem do mundo, e pertencer a tantos lugares faz parte da sua personalidade. A sua casa é onde o seu corpo está presente. São Paulo será a sua ideia de fechamento e conexão entre seus lugares de produção, principalmente Nova York e o litoral Sul da Bahia. O campo e o urbano. Nessa mostra na Nós Galeria, as árvores da Bahia serão substituídas pelos postes de São Paulo”, afirma Beth da Matta, diretora artística da galeria e curadora da exposição.

Performance às 20h22 de 02/02/2022

A personalidade inquieta de Ricardo Woo e sua lógica muito particular para as singularidades da vida fizeram o artista escolher a data e o horário de sua performance na abertura da exposição “Matéria Humana”, durante essa sua rápida passagem por São Paulo. Marcada para começar exatamente às 20h22 do dia 02/02/2022, em sua apresentação, ao som de tambor, Woo irá pintar, em tempo real, uma grande tela, movido por dança em forma improvisada, mostrando o movimento sem linearidade, em simples e fortes traços, ousando em naturezas físicas, somados a coletivos movimentos experimentais e dinâmicos. O trabalho ficará em exposição até o término da mostra, no dia 07 de fevereiro.

Compartilhar: