A exposição Símbolo Confinado, do artista visual Renato Izabela, abre para o público gratuitamente, em tour virtual 360º, no site do Alvenaria Espaço Cultural a partir do dia 2 de fevereiro.
A mostra propõe a reflexão sobre os significados simbólicos que suportam o diálogo com o modo de vida da sociedade contemporânea, na qual o confinamento é um pressuposto de sobrevivência. Objetos e materiais são reclusos em suportes variados, partindo-se da ideia de superar a contenção que apresenta a pintura, contida no plano, além de se perceberem as formas gastas pela ação do tempo quando inseridas em meio líquido.
Renato Izabela é artista visual formado em Artes Plásticas na FAAP e tem mais de 30 anos de experiência. Já participou de diversas mostras coletivas em instituições como Galeria Aliança Francesa, Galeria Olido, Galeria Pontes e Galeria ZITA, na Itália. Realizou, ainda, exposições individuais na galeria Vila Getúlio, em Curitiba, no Espaço Cultural Galeria Cristal, na Galeria Solange Viana, entre outras.
Sobre o Alvenaria Espaço Cultural
Idealizado por Bia Toledo e Tati Bueno, o espaço é gerido por mulheres e aberto para todes. O Alvenaria é um espaço cultural colaborativo independente e multiplataforma que existe desde 2018 e oferece uma programação variada de cursos online e presenciais, shows independentes, peças de teatro e exposições de arte. Também é sede da “Nossa Companhia de Teatro” e tem espaços para ensaios de teatro, música, dança, cursos, produções de foto e cinema, loja colaborativa e um café/bar. A curadoria visa abrir espaço para artistas de diversas áreas mostrarem seu trabalho, repensando os modelos de sustentabilidade da cultura. Entre as suas atividades se destacam alguns projetos: Curtaria, mostra permanente de curtas-metragens, privilegiando a cena independente; Sexta Autoral, shows de músicos independentes; Dramaturgia na mesa, projeto de leituras dramáticas de autores da cena contemporânea. Com pouco mais de 2 anos, já realizou cerca de 200 eventos entre shows, cursos, peças de teatro, aniversário e casamentos. Circulam pela casa cerca de 400 pessoas por semana.