Renato Gosling | Galeria RG

Para a criação de sua primeira exposição individual, o artista Renato Gosling mergulhou por meses na observação das construções simbólicas da brasilidade. Gosling se apropriou desses signos e os deslocou para outras funções, conceitos, formatos e visualidades; em outros momentos, o artista destrói ou substitui os signos, porém ainda mantendo elementos que possibilitam o reconhecimento daquilo transformado por ele. Ao ser trabalhada pela sensibilidade do artista, a floresta Amazônica não mais é feita de enormes árvores e abundância d’água, mas de brócolis, musgo e geleias. Já o copo americano adquire a improvável função de receber tinta – e não cerveja – até transbordar. Em outro momento, o artista utiliza espelhos dourados para inserir o corpo do público em um ambiente amarelo, uma das cores-símbolo do país.

As obras aqui apresentadas alteram, desconstroem e subvertem os signos da identidade brasileira, deflagrando reflexões sobre o que nos define como nação e o que faz o Brasil ser “Brazil”. Quando pensamos sobre as crenças e comportamentos que surgiram em nosso passado e que até agora definem a identidade da nação, nos damos conta de que o país tropical, da festividade e da cordialidade também é o da herança colonial coronelista, patriarcal, escravocrata, nepotista, da corrupção e da troca de favores. Mas ao deslocar para outros espaços ou reinventar os signos da brasilidade, o artista mostra que é possível destruir e construir novos elementos identitários. Neste sentido, o conjunto de obras aqui exibido se coloca como metáfora da urgência contemporânea de transformar ícones, destruir cânones e reformular nossa cultura.

Made in Brazil É Nóis é uma potente ferramenta de reflexão política sobre nossos modos de ser e estar neste território. Uma exposição para levarmos conosco e, quem sabe, servir de inspiração para definirmos quais paradigmas da brasilidade queremos manter e quais queremos desconstruir.

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