RENAN CEPEDA | GABY INDIO DA COSTA ARTE CONTEMPORÂNEA

Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea inaugura novo espaço expositivo da galeria com série inédita do artista Renan Cepeda.

Poá-Panema é a primeira exposição individual do artista Renan Cepeda (Rio de Janeiro, 1966) na galeria Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea. Marcando o início da representação do artista pela galeria, a mostra reúne trabalhos recentes, com cerca de dezoito obras.

O título deste trabalho é uma oposição dos significados em tupi entre os termos “poá” (sorte, felicidade, prosperidade) e “panema” (azar, maldição). A intenção do artista é questionar a forma intensa e predatória de como produzimos comida, considerando-se a necessidade de se alimentar bilhões de pessoas no mundo.

Renan é formado em Mecânica Industrial pelo CEFET-RJ e em Comunicação pela Faculdade da Cidade,  escolado na experiência do fotojornalismo no Jornal do Brasil dos anos 1980, colaborando para as maiores publicações do país,  correspondente da agência francesa SIPA-Presse no Rio. É reconhecido por técnicas fotográficas infravermelha e o light painting. Participa de coleções como Fundação Roberto Marinho, MAM – Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Joaquim Paiva/MAM-RJ, MAR – Museu de Arte do Rio, Pinacoteca do Estado de São Paulo, BNDES, Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea das Onze Janelas, Belém, Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, Worcester Arts Museum, Massachusetts, EUA, Photographic research of Boston University, EUA.

(a galeria estará em recesso de 22/12/23 a 07/01/24)

Compartilhar: