Raquel Fayad | Pinacoteca Municipal de Bauru

Pinacoteca Municipal de Bauru recebe a Exposição Jardim de Pandora da artista Raquel Fayad, na Galeria Municipal Angelina W. Messenberg. Com curadoria de Andrés I. M. Hernández, a exposição de caráter inédito em Bauru conta com o fomento municipal da Prefeitura de Bauru, por meio do edital de Contratação de Exposição Individual de Artes Visuais (460/2023).

Em “Jardim de Pandora”, estrutura-se a pesquisa artística de Fayad, potencializando as conexões e conjunções de conceitos/espaços para consolidar e expandir os mesmos de forma singular.

Formada em Artes Plásticas, Música, Dança e Gestão Cultural, Raquel Fayad reflete, em sua prática artística, questões afetivas que configuram as relações humanas, partindo da memória coletiva e das experiências particulares, visando diálogos ou processos colaborativos em sua produção artística. Amplia os meios e suportes das obras de arte, se utilizando de processos híbridos com as artes visuais, a música, o corpo em movimento, o vídeo e outras áreas do conhecimento, para discutir questões das transformações do corpo feminino no processo de transição de uma nova forma de repensar este corpo em transformação.

A artista se utiliza dos diálogos que se estabelecem entre as várias disciplinas das artes e de áreas do conhecimento para priorizar o como, o por quê e o para quê projetar sensações e conceitos do bidimensional para o tridimensional, do espaço arquitetônico para o espaço sensorial e vice-versa. Sua pesquisa artística explora a metamorfose dos temas investigados com as expressões artísticas que utiliza para criar e fazer discursos pictóricos, metafóricos, interdisciplinares e sensoriais.

Atualizada com as inovações tecnológicas que têm acontecido ao longo dos anos, Fayad propõe uma série de obras multifacetadas, interdisciplinares e transgressoras explorando e combinando música, teatro, performance, animação digital, pintura, esculturas, instalações, desenhos, instauração, vídeos, presentes na exposição.

Na noite de abertura, Raquel Fayad realizará a performance instaurativa “A Trôpega eternidade dos rastros”, 2022/2024.

 

 

Classificação Livre   /  Entrada Gratuita

Agendamento de grupos: https://forms.gle/JJanpYgUSFAbmzj4A

Contato: (14) 3232-1552

Compartilhar: