Projeto Maravilha | Quintas Maravilha

O programa educativo “Quintas Maravilha” é uma iniciativa promovida peloProjeto Maravilhaque em sua primeira edição, apresenta obras do gaúcho Carlos Vergara no Bosque das Artes, novo espaço voltado à arte, educação, tecnologia e natureza no morro Pão de Açúcar. Toda quinta, das 10h às 11h, por ordem de chegada, visitantes de todas as idades têm a oportunidade de vivenciar experiências que criam conexões com o mundo ao redor. A programação conta com oficinas conduzidas por atelieristas que têm a proposta de articular conteúdos relacionados às obras do Vergara e temas como meio ambiente, sustentabilidade, a história da cidade, o monumento geológico do Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e os povos originários. Intervenções artísticas, oficinas, conversas sobre as obras, explorações sensoriais na natureza, trajetos investigativos de descobertas e desenho ao ar livre de observação são alguns exemplos da programação.

Oficina desta semana (dia 30/01):

“Composições no manuseio das materialidades”

Esse é um convite para que os participantes mergulhem na materialidade do mundo através da natureza, aceitando e acolhendo os presentes que a natureza nos dá. Ao percorrer o Bosque das Artes os visitantes serão convidados a observarem a natureza que os rodeia e encontrar e recolher elementos da natureza que chamarem atenção que estejam pelo chão, folhas, galhos, flores, sementes, pedras. No percurso teremos conversas sobre as obras do artista Carlos Vergara e os diálogos e inspirações que estabelecem com a paisagem e o meio ambiente ao redor. Ao final será realizada uma composição coletiva com os elementos coletados.

O Projeto Maravilha é uma iniciativa pioneira idealizada pelo gestor cultural carioca Fabio Szwarcwald e realizada pela produtora A-Ponte, com patrocínio exclusivo da China National Petroleum Corporation – CNPC Brasil. O Maravilha comissiona grandes nomes da arte brasileira para a produção de obras inéditas, que ocupam pelo período de um ano o Bosque das Artes, nova área expositiva no Parque Bondinho Pão de Açúcar®. A primeira edição, inaugurada em outubro de 2024, apresenta três esculturas em grande formato do artista gaúcho Carlos Vergara em diálogo com a Mata Atlântica, e utiliza tecnologias interativas para enriquecer a experiência do público. A curadoria de Ulisses Carrilho exalta o Rio de Janeiro e a exuberância da sua paisagem natural, utilizando a arte para promover conscientização crítica e estimular a imaginação coletiva.

Compartilhar: