Presépios no Metrô – MAS/SP

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em conformidade com todos os protocolos definidos pelas áreas competentes, traz para a Sala MAS/Metrô Tiradentes a mostra coletiva “Presépios no Metrô”, com 18 conjuntos pertencentes ao seu acervo que, sob curadoria de Beatriz Cruz, nos brindam com uma diversidade de materiais, formas e cores que, mesmo diferenciadas, celebram o evento da Natividade.

“Em 1223, na cidade de Greccio, na Itália, São Francisco de Assis, após a missa, fez a reprodução da cena do nascimento de Jesus, numa gruta, utilizando uma manjedoura sem o menino, com um boi e um burro. Essa primeira representação pode mais ser caracterizada como uma forma litúrgico-dramática de apresentar o nascimento do Senhor. (…)A popularização da cena do nascimento de Jesus aconteceu a partir do século XIV, com a instalação de presépios durante o Natal, com figuras de terracota, de cera ou madeira. A tradição teve início na Itália, depois se expandiu para Espanha e outros países da Europa, impulsionada pelos padres franciscanos, com o objetivo de transmitir a mensagem da redenção, pela representação do nascimento de Jesus.”, explica D. Devair Araújo da Fonseca, Bispo auxiliar de São Paulo.

Argila, barro, papel, materiais orgânicos, metal, entre tantos, são transformados em peças que compõe a cena da Natividade com a técnica e expertise dos artistas de diversas origens e inúmeros segmentos. A seleção da curadora buscou a multiplicidade para compor a unidade.

Com isso buscamos atingir o objetivo de, não só comemorar o nascimento de Jesus, mas também trazer beleza e esperança àqueles que visitam a exposição.

 

Compartilhar: