Presente Distópico | Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Agosto de 2020 - Editorial Presente Distópico com a modelo Suza

Presente Distópico é um convite à imaginação e uma reflexão sobre os limites entre a ficção e a realidade. As imagens foram premiadas com a medalha de ouro no Prix de la Photographie Paris 2021, um dos mais importantes concursos da fotografia mundial.

Em agosto de 2020, diante das incertezas profissionais e emocionais trazidas pela pandemia, a fotógrafa Renata Xavier, a estilista Aline Ciafrino e a maquiadora Christina Gall resolveram criar, como uma forma de curar a alma e sobreviver ao caos. A modelo e bailarina Suzana Quintanilha foi convidada para interpretar uma personagem que representa a força, a vida e a beleza que está dentro de cada um. A esperança que atravessa o tempo e o espaço.

Inspiradas pela cultura pop e pelo cinema, as artistas uniram seus talentos para produzir um ensaio lúdico e lírico pelas ruas da cidade de Niterói, que resultou nas 30 fotografias que já foram publicadas em diversos países. O ensaio virou uma mostra que passou pelo MAC Niterói. Trata-se da primeira exposição presencial, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, desde o início da pandemia, quando o espaço virou um centro de vacinação, ajudando a salvar muitas vidas. Agora, o Centro Cultural retoma a sua vocação para as artes e a exposição mostra a busca universal por tempos melhores.

 

 

 

Compartilhar: